Coimbra  16 de Julho de 2019 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Alvaiázere: Novos voluntários juntam-se à corporação nos 78 anos

7 de Março 2018

O 78.º aniversário da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Alvaiázere (AHBVA) será um pouco mais feliz e animado do que os anteriores, já que deste vão fazer parte 13 novos voluntários.

Os elementos, que terminaram a escola de bombeiros recentemente, serão apresentados no domingo (11), durante as celebrações oficiais do aniversário, embora o dia exacto da criação da Associação seja hoje.

“Há muito tempo que não entravam tantos bombeiros. Esta escola de recruta começou com 20 elementos no ano passado e terminou com 13. Isso é um bom indicador, embora a angariação de novos voluntários seja uma preocupação constante do comando”, explicou Mário Bruno, comandante da corporação de Alvaiázere.

O responsável sublinha que esta é uma boa notícia já que tem sido “cada vez mais difícil num concelho despovoado como este, em que o índice de envelhecimento da população é bastante acentuado e há poucos jovens para abraçar a causa. Os que há, muitas vezes, quando estão na idade de ser bombeiros saem do concelho para trabalhar ou para estudar o que torna muito difícil essa angariação”.

Contudo, o comandante justifica o aumento dos interessados em seguir a carreira de bombeiro no esforço do comando, que foi às escolas promover sessões de esclarecimento e como “o bem-estar da população dependia, também e cada vez mais, da juventude”.

Os serviços operacionais desta corporação não se esgotam nos incêndios florestais, até porque essa vertente “corresponde apenas a sete por cento” do trabalho dos bombeiros, do qual se destaca o transporte de doentes urgentes e não urgentes, bem como o socorro às populações.

“Os bombeiros não existem só nos três meses de Verão, mas também em todos os outros”, lembra Mário Bruno, que viu a sua corporação perder algumas viaturas muito importantes durante os incêndios do ano passado.

Aniversário com bênção de uma nova viatura

A corporação, com cerca de 87 elementos, é auxiliada por perto de 22 viaturas, mas que “são sempre poucas, já que há cada vez mais necessidade de auxiliar a população idosa do concelho, porque normalmente são estes que precisam de mais cuidados médicos”, salienta.

Os 78 anos serão comemorados este domingo (11), com a habitual tradição do hastear das bandeiras, à qual se segue a Eucaristia para relembrar bombeiros e directores da Associação já falecidos, fazendo, depois, a devida homenagem nos cemitérios da vila.

O tradicional desfile apeado realiza-se, também, durante a manhã, no qual se espera muita população a assistir. Antes do almoço, decorre a tradicional sessão solene, que irá contar com a presença da presidente da Câmara Municipal, Célia Marques, e as habituais imposições de medalhas dos cinco, 10, 15 e 25 anos a 22 bombeiros; bem como a promoção de 30 elementos. Ainda na sessão solene será baptizada uma nova viatura de combate a incêndios, adquirida no âmbito de uma candidatura ao PO SEUR – Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos.

Contudo, é precisamente de recursos materiais que a corporação sente mais falta, nomeadamente um outro veículo de combate a incêndios e uma viatura de transporte de suporte de doentes não urgentes. “As dificuldades da associação são muitas, até porque também estamos num processo de remodelação e ampliação do quartel e todas as receitas são sempre escassas para este tipo de associações, mas focamo-nos sempre nas nossas prioridades e tentamos fazer o melhor possível”, remata o comandante Mário Bruno.

O vice-presidente da Associação, Joaquim Simões, explica que uma das premissas da Direcção é promover um “serviço de proximidade à população, que tem ajudado e contribuído para a causa dos bombeiros”. Para ser sócio, apenas é necessário pagar as quotas, de 12 euros por ano, um valor simbólico mas precioso para a missão deste corpo de bombeiros.

As comemorações terminam com um almoço-convívio entre a corporação, a Direcção e os convidados.

WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com