Coimbra  24 de Outubro de 2019 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Alvaiázere: FAFIPA regressa em força para celebrar o chícharo

9 de Junho 2017

Alvaiázere, conhecida como a capital do chícharo, volta a ter a sua maior montra, entre hoje e terça-feira (13), com o 15.º Festival Gastronómico e a 37.ª FAFIPA (Feira Agrícola, Florestal, Industrial, Pecuária e Artesanato).

Gastronomia, música e exposições são algumas das componentes deste certame que é já uma referência no concelho e que tem no chícharo o seu “produto-âncora”.

Para a presidente da Câmara Municipal, Célia Marques, a FAFIPA trata-se já de “uma marca”, na medida em que “permite dar a conhecer Alvaiázere, os seus produtos endógenos, o seu património natural e os equipamentos culturais e desportivos”.

A par da mostra gastronómica, onde o chícharo é “rei”, o evento atrai, também, pelas diversificadas áreas que promove: desde o mundo rural e agrícola até à indústria, a pecuária ou o artesanato, não esquecendo as várias iniciativas de cáracter mais popular e de entretenimento.

As inovações este ano, para além do certame contar com mais um dia de festa e um cartaz musical que prima pela diversidade e transversalidade a todas as faixas etárias, a organização decidiu apostar numa prova de trail running; na reedição de um evento desportivo, ligado à ruralidade, intitulado “Strong Chícharo”; e na realização de “mesas-redondas” dedicadas ao debate sobre o desenvolvimento empresarial e agrícola.

A autarca não tem dúvidas de que o crescimento do certame se “reflecte em todas as frentes económicas, sociais e culturais”, contribuindo não só para o aumento da notoriedade de Alvaiázere e dos seus produtos, como para a dinamização da sua economia, pelo que “a autarquia está apostada em continuar a fazer crescer o evento ‘Alvaiázere, capital do chícharo’”.

No total serão mais de 100 expositores das mais diversas áreas que vão marcar presença na FAFIPA de 2017, sejam do tecido empresarial do concelho, agricultores ou artesãos alvaiazerenses.

Para animar as noites, os cabeças de cartaz escolhidos foram Paulo Sousa, José Cid e Raquel Tavares, além de todos os grupos concelhios que têm aqui uma oportunidade para se promoverem.

Apesar do sucesso que tem vindo a ser a festa, a autarquia não vai gastar muito mais do que em anos anteriores, nos quais o orçamento se fixou nos 200 000 euros. “Queremos continuar a não aumentar o valor da despesa, por isso temos definido o mesmo orçamento”, referiu Célia Marques, mas garantindo que “com uma gestão bastante cuidada da programação e sem condicionar o evento e as suas actividades, tem-se conseguido não ultrapassar os valores definidos”.

Durante os cinco dias esperam-se milhares de visitantes, quer do concelho, como de toda a região. As entradas livres em todo o recinto condicionam a contabilização, contudo, a autarquia avança para as dezenas de milhares de pessoas que visitam a FAFIPA e a Mostra Gastronómica por estes dias.

Gastronomia, música e artesanato em destaque

A gastronomia é ponto central desta Feira, que tem no chícharo o seu principal ingrediente. Os visitantes procuram novos sabores e Alvaiázere inova, de ano para ano, nos pratos apresentados aos apreciadores da leguminosa. Desde rissóis, pastéis, migas, enchidos, gelado, licor ou pudim, são várias as iguarias que se poderão provar e aprovar nos restaurantes e tasquinhas presentes no certame.

A diversificação da utilização do chícharo deve-se, também, ao trabalho desenvolvido pela Confraria, que todos os anos marca presença no evento.

Além da leguminosa, Alvaiázere tem na agricultura uma das suas principais bases económicas, pelo que a FAFIPA 2017 irá contar com a presença de meia centena de produtores, que ali terão a oportunidade para promover os seus produtos endógenos. O queijo, os enchidos, o cabrito, a carne de alguidar, o excelente vinho da região ou o tradicional bolo de noiva são alguns dos produtos que poderão ser degustados e adquiridos no decorrer do evento.

O Parque Multiusos de Alvaiázere será o epicentro de toda a festa, à qual não irá faltar muita música e animação, protagonizada por grupos do concelho e por artistas nacionais bem conhecidos do público como Paulo Sousa, DJ Rita Mendes, José Cid e Big Band, e na última noite, a fadista Raquel Tavares.

Haverá, ainda, os habituais passeios de charrete, de burros, de tractores e motas, além do “Trail do Chícharo”, das actividades equestres, animação musical e infantil, uma concentração de cavalos e cavaleiros e o “Strong Chícharo”.

Destaque, ainda, para terça-feira (13), dia do feriado municipal, em que está prevista a sessão solene, às 15h00, nos Paços do Concelho. Serão feitas as devidas homenagens a personalidades ilustres, particularmente ao antigo presidente de Câmara e vereador José Augusto Martins Rangel.

 

PROGRAMA (destaques)

Hoje

18h00 – Abertura do certame

18h30 – Inauguração oficial do evento com a inauguração do Centro de Arqueologia, LABACPS – salão nobre dos Paços do Concelho

23h00 – Concerto de Paulo Sousa

00h00 – DJ Rita Mendes

 

Amanhã (10)

09h00 – Trail do Chícharo

19h30 – Mesa redonda “Políticas e estratégias de inovação na atracção de investimento” – Espaço Empresas

21h00 – Espectáculo – “Compassos de Dança” com a Escola de Dança Diogo Carvalho e Filarmónica Alvaiazerense Santa Cecília – Casa Municipal da Cultura

22h00 – Gala Equestre “Emoções Ibéricas”, Miguel Fonseca – Picadeiro Municipal

23h00 – Concerto de José Cid e Big Band

 

Domingo (11)

09h00 – Passeio de tractores, de motas e concentração de cavalos e cavaleiros – Parque Multiusos e Armazém Municipal

10h00 – 18h00 – Feira de Conchas – Museu Municipal

12h00 – XXIX Passeio Equestre – Paços do Concelho

14h30 – Desfile de cavalos e cavaleiros

16h00 – “Strong Chícharo” (challenger do chícharo) – Parque Multiusos

19h30 – Mesa Redonda “Constrangimentos, limitações e oportunidades do sector agrícola” – Espaço Empresas

21h00 – Festival Internacional de Acordeão – Casa Municipal da Cultura

22h30 – Baile com a Banda FH5 – Parque Multiusos

 

Segunda-feira (12)

20h30 – Noite de Santo António – Marchas populares e arraial – Estádio Municipal

00h00 – Baile com a banda Só Ritmo – Parque Multiusos

 

Terça-feira (13)

15h00 – Cerimónias do Dia do Concelho com homenagem a alvaiazerense ilustre e entrega de prémios dos espaços expositivos e tasquinhas – Casa Municipal da Cultura

19h00 – Missa de Santo António – Capela Santo António

22h30 – Concerto de Raquel Tavares – Parque Multiusos

WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com