Coimbra  15 de Julho de 2024 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Alunos do TUMO Coimbra desenvolvem projecto de realidade virtual com a Critical Software

2 de Julho 2024 Jornal Campeão: Alunos do TUMO Coimbra desenvolvem projecto de realidade virtual com a Critical Software

A Critical Software, por meio do seu Departamento de Inovação, lançou um desafio aos alunos do TUMO Coimbra para desenvolverem um projecto de realidade virtual focado na evolução de uma cabine de avião. As actividades decorreram durante o mês de Junho, duas vezes por semana, após o horário escolar, culminando numa apresentação final que contou com a presença da equipa de inovação da Critical Software.

O TUMO Coimbra, que conta com um total de 914 alunos com idades entre os 12 e os 18 anos, oferece formação em áreas como Programação, Desenvolvimento de Jogos, Robótica, Design Gráfico, Cinema, Fotografia e Animação. Filipe Simões, director de Inovação da Critical Software no TUMO Coimbra, enfatizou a importância destes projectos para preparar os jovens para o mercado de trabalho actual.

“O TUMO é, sem dúvida, um excelente complemento ao ensino tradicional. Além de permitir que os jovens explorem o seu potencial criativo e pensamento crítico em áreas menos comuns, proporciona também a oportunidade de aprofundar conhecimentos e adquirir ferramentas nas áreas STEM. Quando desafiados, os jovens são capazes de apresentar propostas surpreendentes, demonstrando enormes capacidades de criatividade e inovação que são fundamentais para o futuro. Investir em iniciativas como o TUMO é investir no potencial ilimitado das próximas gerações,” destacou Filipe Simões.

O desafio contou com a participação de 15 alunos, com idades entre os 12 e os 18 anos. Leonor Paiva, de 14 anos, partilhou a sua experiência: “Sempre quis aprender a desenvolver jogos, e o facto de ter conseguido mostra que um dia posso realmente fazer isto.”

O TUMO é um projecto educativo internacional que visa desenvolver as competências STEAM (ciência, tecnologia, engenharia, arte e matemática) dos jovens de forma gratuita, através de workshops, aulas com engenheiros e ferramentas de auto-aprendizagem. Com um investimento de sete milhões de euros para os primeiros quatro anos, financiado por diversas entidades públicas e privadas, o TUMO Coimbra está instalado no antigo edifício dos Correios, Telégrafos e Telefones, que foi totalmente renovado e equipado com tecnologia de ponta.