Coimbra  18 de Agosto de 2019 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Alunos de Poiares criam a ‘Brigada do Ambiente’ na escola de Arrifana

26 de Março 2019

Quatro alunos de cada ano lectivo do centro escolar da Arrifana, em Vila Nova de Poiares, constituem a “Brigada do Ambiente”, criada para “fiscalizar, acompanhar e recolher resíduos no espaço escolar”.

Aos “agentes” foram entregues t-shirts identificativas, por parte do Município de Poiares, sendo que esta é uma iniciativa integrada no programa ‘Eco-Escolas’.

Além das tarefas acima descritas, a ‘Brigada’ está encarregue de “sensibilizar os colegas a terem comportamentos mais amigos do ambiente”.

Para o presidente da Câmara Municipal, João Miguel Henriques, “é de pequenino que se devem começar a enraizar comportamentos e rotinas ‘amigas do ambiente’”, pelo que considera “extremamente importante promover uma cultura ambiental nas crianças e sensibilizá-las para a necessidade de adoptar atitudes e práticas que promovam a defesa do meio-ambiente e a redução da nossa pegada ecológica”.

Refira-se, ainda, que a iniciativa contou com o apoio de uma empresa multinacional instalada no concelho, a Ansell-Portugal, que ofereceu luvas para as acções de recolha de resíduos.

O programa “Eco-Escolas” é uma iniciativa de âmbito internacional da Foundation for Environmental Education (FEE), que tem como principal objectivo “promover uma cidadania activa e participativa encorajando acções e premiando o trabalho de qualidade desenvolvido por cada escola em benefício do ambiente/sustentabilidade”, adianta a autarquia.

O programa procura, igualmente, “estimular a criação de parcerias locais entre a escola e as autarquias, procurando contribuir para um maior envolvimento e participação em todo o processo, dos municípios, empresas, órgãos de comunicação social, ONGA’s e outros agentes interessados em contribuir para o Desenvolvimento Sustentável”.

WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com