Coimbra  18 de Maio de 2021 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Alunos de Cantanhede participaram em actividade com o escritor Pedro Seromenho

13 de Abril 2021 Jornal Campeão: Alunos de Cantanhede participaram em actividade com o escritor Pedro Seromenho

Mais de duas centenas de alunos, dos Agrupamentos de Escolas Lima-de-Faria e Marquês de Marialva, participaram, a 07 e 08 de Abril, em três sessões virtuais com o escritor e ilustrador infanto-juvenil Pedro Seromenho.

À primeira sessão assistiram os alunos que frequentam os 3.º e 4.º anos de escolaridade do Agrupamento de Escolas Lima-de-Faria, nomeadamente das EB1 de Balsas, Corticeiro de Cima, Covões, Febres, S. Caetano e Vilamar. Ainda no dia 07 presenciaram algumas turmas das EB1 de Cantanhede Sul e Murtede, concluindo a actividade com a realização da terceira sessão, no dia 08, na presença de estudantes das escolas do ensino básico de Ourentã, Bolho e Cordinhã.

Durante as iniciativas, Pedro Seromenho interpretou textos literários da sua autoria, “partilhando aspectos relacionados com a sua vasta experiência enquanto escritor e ilustrador, em particular sobre a sua mais recente obra ‘Inês, a inventora de profissões’”, disse a autarquia de Cantanhede.

Nas três sessões esteve presente o vice-presidente do Município, Pedro Cardoso, que fez questão de não faltar e de se associar a esta actividade por entender que “são iniciativas bastante pertinentes e muito adequadas aos tempos atuais vividos”.

O autarca salientou a “relevância de cimentar e reafirmar hábitos de leitura, nomeadamente incentivar o reforço do importantíssimo papel que os livros têm no desenvolvimento cultural humano das crianças e jovens. A prática de leitura desde tenra idade, associado ao inevitável contacto com os livros apresenta um enriquecimento do ser humano ímpar e singular nas suas diversas vertentes da sociedade”.

O livro “Inês, a inventora de profissões” foi apresentado pela Comunidade Intermunicipal Região de Coimbra (CIM-RC), numa sessão pública online, que decorreu em Novembro de 2020, e que contou com a presença do escritor Pedro Seromenho e da ilustradora, Zita Pinto. Esta obra foi seleccionada para os alunos do 1.º ciclo, no âmbito da fase intermunicipal do Concurso Nacional de Leitura, que decorrerá a 16 de Abril de 2021, na Biblioteca Municipal da Mealhada.

Segundo a Câmara Municipal, “a Inês é a jovem mascote do projecto de educação promovido pela CIM-RC – o Realiza.te – e que desafia, desde 2016, os pequenos empreendedores do 1.º ciclo da região a criar histórias e jogos didácticos, dando a conhecer o território na companhia de amigos que a visitam, ganhando assim nova roupagem e novos desafios, procurando-se adaptar ao perfil dos alunos do século XXI”.

O livro nasceu da vontade e desejo de várias bibliotecas públicas, que, para autarquia cantanhedense, “desenvolvem o potencial das crianças da Região de Coimbra, dando a oportunidade de explorarem as suas vocações, promovendo o seu desenvolvimento pessoal e preparando-os para os desafios de uma sociedade em constante mudança”.

Realiza.te é o programa de acção territorial que visa promover o sucesso escolar, a equidade social, o emprego e a igualdade de oportunidades nos seus jovens. O projecto, co-financiado pelo Centro 2020, Portugal 2020 e Fundo Social Europeu, destina-se a todas escolas da rede pública dos 19 municípios da Região de Coimbra, desde alunos, professores, pais, pessoal não docente, entre outros e tem como meta diminuir o insucesso e o abandono escolar precoce em 10% no território da CIM-RC.

Pedro Seromenho Rocha nasceu em 1975, na República do Zimbabué. Com apenas dois anos de idade fixou-se em Tavira e mais tarde em Braga, onde reside actualmente. É licenciado em Economia, e demonstrou, desde muito cedo, apetências pelo universo da escrita e da pintura, colaborando em inúmeras publicações e exposições como escritor e ilustrador.