Coimbra  12 de Junho de 2024 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Alunos da Universidade de Aveiro colaboram com INOVA-EM para optimização de processos

17 de Maio 2024 Jornal Campeão: Alunos da Universidade de Aveiro colaboram com INOVA-EM para optimização de processos

No âmbito de um protocolo de cooperação estabelecido entre a Universidade de Aveiro e a INOVA-EM, alunos do 3.º ano da Licenciatura de Engenharia Industrial tiveram uma experiência prática nas instalações da empresa municipal, localizada em Cantanhede. Esta colaboração proporcionou aos estudantes a oportunidade de desenvolver competências e técnicas fundamentais para o seu futuro profissional.

A acção ocorreu no contexto da disciplina de Projecto em Engenharia e Gestão Industrial, sob a orientação de um colaborador da empresa. Os alunos aplicaram metodologias Lean Manufacturing, visando a eficiência e a melhoria contínua dos processos, especialmente na oficina de electromecânica e no armazém.

Dentre as melhorias identificadas e implementadas pelos alunos destacam-se a utilização de ferramentas de qualidade, como o diagrama de Ishikawa para análise de problemas prioritários, análise de risco, fluxogramas, SIPOC (um resumo de processos em formato de tabela) e matriz de esforço-impacto. Além disso, foi realizada uma actualização dos materiais de apoio, com a introdução de quadros e cartões kanban para melhorar a gestão visual e aumentar a produção.

Pedro Cardoso, presidente do Conselho de Administração da INOVA-EM, realçou a importância desta parceria, não apenas para a formação dos alunos, mas também para a empresa municipal. Segundo o presidente, esta colaboração contribui significativamente para a reorganização e melhoria dos serviços prestados.