Coimbra  16 de Maio de 2021 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Alunos da Lousã desenvolvem competências de cidadania através de jogos digitais

6 de Abril 2021 Jornal Campeão: Alunos da Lousã desenvolvem competências de cidadania através de jogos digitais

Cerca de 400 alunos de 18 turmas de escolas da Lousã estão a desenvolver competências em cidadania e democracia participativa, através da “Academia MyPolis”.

Este é um projecto educativo de uso de tecnologias na sala de aula, em que, através de estratégias e dinâmicas de jogos “gamificação”, se estudam matérias curriculares e competências transversais.

“O projecto consiste na disponibilização – aos docentes de Cidadania e Desenvolvimento e outros interessados – de ferramentas digitais divertidas, para aprender sobre os domínios de cidadania que cruzam com outras disciplinas, de forma a olhar de forma crítica o território e para desenvolver soluções para transformar a comunidade”, disse a Câmara Municipal da Lousã.

Segundo a autarquia, “os alunos jogam o SPOT Cidadania, recebendo um livro de aventuras em formato de banda desenhada, no qual serão os protagonistas, no papel de heróis e heroínas que são desafiados, página a página, a superar-se se e a reescrever o curso da sua própria história”. Estas histórias apresentam cenários ligados aos domínios da Direcção Geral da Educação – Desenvolvimento Sustentável, Educação Ambiental, Igualdade de Género, Direitos Humanos, Interculturalidade e Saúde.

Com a MyPolis, explora-se uma mansão digital abandonada – a Mansão Civitas -, anteriormente ocupada por Agentes de Cidadania. Aqui, aprende-se sobre participação activa e criam-se propostas de transformação do território que os alunos apresentarão ao Executivo da Câmara Municipal numa assembleia digital, com todas as turmas participantes.

A Academia MyPolis – Pinhal Interior é uma parceria para o impacto que resulta do trabalho conjunto de duas startups – a SPOT Games e a MyPolis. A parceria tem como investidor social a Câmara Municipal da Lousã e como beneficiários os alunos do Agrupamento de Escolas da Lousã.