Coimbra  23 de Julho de 2024 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Aluno da Universidade de Coimbra vence competição mundial na Coreia do Sul

25 de Junho 2024 Jornal Campeão: Aluno da Universidade de Coimbra vence competição mundial na Coreia do Sul

João Pedro Sousa Mota, aluno de doutoramento no Departamento de Engenharia Mecânica (DEM) da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC) e investigador da Associação para o Desenvolvimento da Aerodinâmica Industrial (ADAI), venceu o primeiro prémio na HVAC World Students Competition, que decorreu na cidade de Pyeonchang, na Coreia do Sul.

Esta competição é uma organização conjunta de diversas associações de Aquecimento, Ventilação e Ar Condicionado (AVAC), a nível mundial, iniciada em 2013, em que participam entidades como ASHRAE, dos Estados Unidos da América, CAHVAC, da China, ISHRAE, da Índia, REHVA, da Europa, SAREK, da Coreia do Sul e SHASE, do Japão.

João Mota foi o representante da Europa nesta prestigiada competição, depois de ter vencido anteriormente a competição nacional, organizada pela Ordem dos Engenheiros, e a competição europeia, organizada pela REHVA, no passado mês de Maio, em Istambul.

O trabalho do investigador da ADAI teve por base a sua tese, realizada no âmbito do Mestrado em Engenharia Mecânica, na especialidade de Energia e Ambiente, do DEM, e correspondeu à optimização acústica de uma viseira com vedação aerodinâmica para profissionais de saúde, desenvolvida no projecto VV4MC, do qual fizeram parte o DEM, a Faculdade de Medicina da UC, a ADAI e a empresa SET S.A. do grupo Iberomoldes.