Coimbra  25 de Agosto de 2019 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Aluno da FCTUC no top 10 do Encontro Internacional de Centros Explorer

30 de Abril 2018

Cláudio Melanda, aluno da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC), está entre os 10 melhores participantes do “Xplorer Day, no âmbito do Encontro Internacional de Centros Explorer.

O seu vídeo convenceu o júri a seleccioná-lo para os 10 finalistas do concurso “Este é o meu pitch”, num encontro que junta os participantes do programa de aceleração de ideias de negócio ‘Explorer’.

Segundo a UC, foi com base no projecto ‘Revealer’, uma plataforma para promover e facilitar a venda de fotografias em eventos, que Cláudio Melanda desenvolveu um vídeo de apresentação que o colocou no top 10 e lhe deu a oportunidade de apresentá-lo no palco do evento, que decorreu no final da semana passada, em Burgos, Espanha.

O estudante teve, ainda, direito a um stand no espaço do evento para expor o seu trabalho, com o objectivo de “angariar o maior número de ‘Xcoins’”. Todos os participantes no evento detinham três ‘Xcoins’ que puderam distribuir pelos 10 stands, sendo que os três projectos que recolheram mais ‘Xcoins’ puderam passar à finalíssima e voltar a palco para apresentar os seus projectos ao júri da competição. Este não foi, contudo, o caso de Cláudio Melanda, que mesmo assim saiu desta concurso no top 10 e conseguiu um prémio monetário de 100 euros, por feito parte desse lote de finalistas.

Na pré-selecção para esta competição estavam 104 vídeos, provenientes de 52 Centros Explorer de Espanha, Argentina e Portugal (Universidade de Coimbra).

O grande vencedor do concurso “Este é o meu Pitch” acabou por ser o projecto XPTO, do Centro Explorer de Málaga, que desenvolve uma aplicação que visa a substituição dos recibos em papel pela sua versão digital.

A UC é a primeira universidade portuguesa a implementar o programa Explorer e foram 15 os estudantes desta instituição a participar no ‘Xplorer Day’, em Burgos.

O projecto, promovido pelo Banco Santander e coordenado pelo Centro Internacional Santander Emprendimiento, tem como principal objectivo “potenciar o talento jovem, o espírito empreendedor e o desenvolvimento de projectos inovadores num ambiente digital, aberto e colaborativo”, revela a UC.

XplorerDay 2018

WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com