Coimbra  25 de Maio de 2022 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Alunas de Anadia conquistam segundo lugar no concurso Intermunicipal de Leitura

28 de Abril 2022 Jornal Campeão: Alunas de Anadia conquistam segundo lugar no concurso Intermunicipal de Leitura

As alunas Joana Magalhães e Constança Seabra, dos Colégios Salesianos de Mogofores e Nossa Senhora da Assunção (Famalicão), respectivamente, conquistaram o segundo lugar, no Concurso Intermunicipal de Leitura (CIL), nas categorias do 2º Ciclo e Secundário, respectivamente, que decorreu, no passado dia 23 de Abril, em Estarreja.

Para além destes dois alunos, o concelho esteve ainda representado por Pedro Leitão, do Centro Escolar de Sangalhos (1.º CEB), e Íris Silva, do Colégio Salesianos de Mogofores (3.º CEB) que, apesar de não se terem classificado nos primeiros três lugares, realizaram também uma boa prestação no CIL.

A vereadora da Câmara Municipal de Anadia, Jennifer Pereira, com o Pelouro da Educação, salientou que foi um concurso “muito disputado, com provas de grande qualidade”. “Aos alunos que representaram Anadia agradecemos muito a coragem que tiveram de pisar aquele imenso palco e só podemos sentir orgulho com a sua prestação”, referiu, acrescentando ainda que “são este tipo de eventos que elevam a cultura de uma região e que proporcionam momentos fantásticos de partilha”.

Os participantes prestaram provas de leitura e de compreensão sobre as obras selecionadas para os quatro ciclos de ensino, designadamente “O avô tem uma borracha na cabeça”, de Rui Zink (1.º CEB), “A música dos ossos”, de David Almond (2.º CEB), “A rapariga que sabia ler”, de Frances Hardinge (3.º CEB) e “Almoço de domingo”, de José Luís Peixoto (Secundário).

O concurso escolar, promovido pela Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro, é dirigido a todos os estabelecimentos de ensino da rede pública e privada dos 11 municípios que integram a CIRA e tem como propósito principal estimular nos alunos o gosto pelo livro e pela leitura, contribuindo assim para o desenvolvimento de competências, no âmbito da leitura.