Coimbra  26 de Abril de 2024 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Altice anuncia cobertura de 90% de fibra óptica da Figueira da Foz

2 de Julho 2020 Jornal Campeão: Altice anuncia cobertura de 90% de fibra óptica da Figueira da Foz

Alexandre Fonseca, presidente executivo da Altice Portugal, anunciou, hoje, que “90% do concelho da Figueira da Foz terá cobertura de fibra óptica desta empresa no final de 2020”.

O protocolo, assinado com Carlos Monteiro, presidente da Câmara figueirense, além do investimento a realizar prevê a utilização recíproca de condutas de forma a minimizar custos, mas também a evitar-se trabalhos desnecessários ao nível do sub-solo e duplicação de infra-estruturas.

Ao assumir a presidência da Altice há três anos tomou o vector da “proximidade” como o pilar da sua gestão e da equipa que lidera: “por isso estamos cá e não mandamos alguém em nosso nome, queremos acompanhar de perto levando investimento e evolução. Temos de dar o sinal de voltar à normalidade mas com um olhar de confiança no futuro. Esta deslocação, e em particular todo o investimento a ela associado – mais de 10 milhões de euros – mostra que continuamos a apostar no país e a assumirmo-nos enquanto motor de desenvolvimento económico e social, para lá de todas as fronteiras e densidades populacionais. Estamos cá, estivemos sempre cá e vamos continuar”.

O CEO da Altice recordou as variadas reuniões ocorridas em território figueirense com a autarquia, presidentes de Juntas de Freguesia e as equipas da empresa das áreas da engenharia, comunicações e relações institucionais.

“É nossa intenção aumentar a qualidade de vida das populações, captar investimentos, aumentar o emprego e assim acompanhar o desenvolvimento das regiões onde estamos e reduzir as assimetrias do país”, disse Alexandre Fonseca, para quem este documento hoje assinado revela-se como “uma arma, um mecanismo no crescimento da Figueira da Foz”.

A nível local, explicou, “trata-se de cerca de 450 km de cabos de fibra óptica que irão ser adicionados à rede que já existe hoje e que cobre 60% do território”. “A nível nacional, até final do ano, cinco milhões e 300 mil casas em Portugal estarão servidas com fibra óptica. No país, somos líderes de mercado – nos pacotes convergentes registamos mais de 40% de quota do mercado, e contamos com mais de um milhão e 600 mil clientes com fibra óptica em todo o país” – declarou.

“Este é um momento muito importante para todo o concelho da Figueira da Foz”, disse Carlos Monteiro, recordando que “houve um tempo em que o importante foi levar água às populações, depois a energia”. “Com a situação de pós-Leslie (a tempestade que assolou o concelho) e agora mais recentemente com a pandemia, percebemos e valorizámos de outra forma a importância das comunicações, quer no dia-a-dia da gestão camarária quer na vida das populações” – disse.

Entretanto, a autarquia procedeu, com os demais presidentes de Junta de Freguesia, a um levantamento das principais carências a nível de comunicações em todo o concelho. “Havia a meta de em 2020 termos todo o concelho coberto a 85% com fibra óptica, mas agora vamos atingir os 90% em apenas seis meses”, disse o edil, enaltecendo “a resposta excelente da Altice” neste “projecto estruturante para o concelho”.

Quanto ao protocolo, Carlos Monteiro explicou, ainda, que “existe apenas o benefício do não pagamento de taxas previsto na lei, além da disponibilização da rede de infra-estruturas. Para o Município, não rasgar estradas e não ter cabos aéreos é um benefício”.