Coimbra  13 de Novembro de 2019 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Almeida Santos homenageado pela Sociedade Europeia de Ginecologia

25 de Outubro 2019

O médico conimbricense Agostinho Almeida Santos, falecido em Julho de 2018, foi homenageado durante o 13.º Congresso da Sociedade Europeia de Ginecologia, em Viena, na Áustria.

A homenagem póstuma da Sociedade que fundou e de que foi presidente teve, na audiência, uma das filhas e uma neta de Almeida Santos, já que também neste evento foram apresentados trabalhos das duas.

A intervenção honrando a memória do professor de Medicina de Coimbra foi feita pelo ginecologista parisiense David Sefarty, perante elevado número de congressistas, momento em que, no grande ecrã do Congresso, era projectada uma fotografia de Agostinho Almeida Santos.

A filha e continuadora do professor de Coimbra, Teresa Almeida Santos (que é professora da Faculdade de Medicina de Coimbra e Directora do Serviço de Reprodução Humana do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra – CHUC), para além de ter moderado uma sessão, ainda proferiu uma conferência sobre a necessidade se estabelecer uma ponte entre oncologistas e endocrinologistas de reprodução.

Este foi um reconhecimento internacional do trabalho de uma década desta especialista, não só na divulgação junto dos oncologistas, mas também na implementação de uma rede nacional que assegura hoje a preservação do potencial reprodutivo dos doentes oncológicos jovens, de forma a assegurar a possibilidade de concretizarem um projecto parental na sobrevivência após um cancro.

Já a neta de Almeida Santos, Alexandra Almeida Santos, que está a concluir o curso de Medicina, fez ali a sua estreia internacional, apresentando o resultado final do seu mestrado, relacionado com o cancro da mama.

Registe-se que Agostinho Almeida Santos foi o primeiro presidente da Sociedade Europeia de Ginecologia e que organizou também o primeiro congresso daquela sociedade científica (que

de decorreu em Portugal em 1995).

Era um dos mais prestigiados especialistas desta área, a nível internacional, como o demonstra o facto de ter sido eleito pelos seus pares como Presidente Honorário da referida Sociedade Europeia de Ginecologia.

WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com