O coro e grupo de guitarras Alma de Coimbra presta, hoje, homenagem a um seu elemento, falecido há um ano, com um concerto, pelas 21h30, no Conservatório de Música.
O espectáculo é dedicado ao “companheiro e amigo” José Andrade Ferreira, que em 2006 ajudou a fundar o Alma de Coimbra onde, até ao seu falecimento, foi primeiro tenor e solista do coro, bem como um dos cantores do grupo de fados que o integra.
Natural do Pico (Açores), enquanto estudante da Universidade de Coimbra integrou o Orfeon Académico de Coimbra, como 1.º tenor, destacando-se, desde logo, como solista.
“De regresso ao Pico serviu a terra que o viu nascer, com competência e acima de tudo com grande paixão, especialmente ao serviço das obras públicas, tendo deixado a sua marca indelével em muitas iniciativas que hoje se revelam de um valor incalculável”, refere o coro Alma de Coimbra.
O grupo destaca que José Andrade Ferreira foi “uma das vozes mais brilhantes de Portugal, sendo senhor de uma voz poderosa e inconfundível, que além das animações em pequenos convívios, sobretudo entre amigos, abraçou muitos projectos musicais com grande brilhantismo”.
“Com a qualidade vocal que todos lhe reconheciam e um estilo peculiar espalhou o fado de Coimbra e as canções açorianas por todo o mundo e foi solista nos Antigos Orfeonistas da Universidade de Coimbra”, recorda o coro.