Coimbra  29 de Novembro de 2021 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Aldeias do Xisto vão receber prova de BTT

27 de Maio 2021 Jornal Campeão: Aldeias do Xisto vão receber prova de BTT

As Aldeias do xisto vão voltar a acolher uma prova de BTT, entre 4 e 6 de Junho.

O Mountain Bike Aldeias do Xisto Trophy vai percorrer os trilhos dos Centros Cyclin’ Portugal – Aldeias do Xisto, “levando os ciclistas a descobrir a qualidade das infra-estruturas e a diversidade de paisagens que fazem deste território um destino único e desafiante para a prática das várias modalidades de ciclismo”, disse a Aldeias do Xisto, acrescentado que o evento “conjuga ainda a excelência da oferta hoteleira, infra-estruturas de apoio especializadas e um contexto que potencia a cultura da bicicleta”.

A primeira etapa do MTB Aldeias do Xisto arranca em Oleiros, a 4 de Junho, e percorre trilhos da Grande Rota do Zêzere e do Centro Cyclin’ Portugal – Aldeias do Xisto do Casal da Lapa. No total, são 55km, com um acumulado positivo de 1 750m.

No dia seguinte, os participantes irão partir de Miranda do Corvo para pedalar pelos percursos dos Centros Cyclin’ Portugal – Aldeias do Xisto da Serra da Lousã e da Ferraria de São João, ao longo de 58km, com um acumulado positivo de 1 620m.

O terceiro e último dia vai levar os ciclistas a estrear os trilhos do Centro Cyclin’ Portugal – Aldeias do Xisto de Oliveira do Hospital e a descobrir as paisagens naturais e o património arquitectónico do concelho. Esta etapa tem 55km, com um acumulado positivo de 1 320m.

No total da prova, os cerca de 150 atletas vão somar cerca de 170km.

“Este primeiro MTB Aldeias do Xisto é uma nova abordagem aos eventos de ciclismo e está dimensionado para o que são as condições específicas deste destino, percorrendo as principais unidades territoriais. Conjuga a oferta hoteleira com infra-estruturas e equipamentos especializados e a cultura de bicicleta, reunindo características equivalentes às de uma prova profissional”, referiu o director executivo da ADXTUR, Rui Simão. O Centro Cyclin’ Portugal de Oliveira do Hospital vem “complementar e enriquecer a oferta já disponível, com a estruturação de oferta na serra do Açor”, acrescentou o responsável.

“As Aldeias do Xisto têm sido pioneiras no desenvolvimento do turismo de natureza ligado ao ciclismo. Esta inauguração vai ao encontro de um projecto que tem vindo a crescer e a realização desta prova corresponde a um modelo de activação que pretendemos que se replique em todos os Centros Cyclin’ Portugal”, considera o presidente da Federação Portuguesa de Ciclismo, Delmino Pereira.

O último dia de prova vai coincidir com a inauguração do Centro Cyclin’ Portugal – Aldeias do Xisto de Oliveira do Hospital.

Para o presidente da Câmara Muni