Coimbra  26 de Setembro de 2021 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Aldeias de Xisto aliciam turistas amantes da bicicleta

8 de Fevereiro 2017 Jornal Campeão: Aldeias de Xisto aliciam turistas amantes da bicicleta

A secretária de Estado do Turismo, Ana Mendes Godinho, realçou, hoje, na Lousã, as potencialidades do projecto “Cycl’in Portugal” para afirmar a coesão territorial do Interior e projectar o turismo em bicicleta no exterior.

Para Ana Mendes Godinho, importa que as entidades envolvidas desde já no projecto-piloto, na região Centro, consigam “dar-lhe visibilidade internacional”.

Um protocolo para “uma acção concertada” na promoção do país “como um destino de excelência para os amantes da bicicleta e todas as suas modalidades” foi assinado pelos presidentes da ADXTUR – Aldeias do Xisto, Paulo Fernandes, da Turismo Centro de Portugal, Pedro Machado, e da Federação Portuguesa de Ciclismo, Delmino Pereira.

A secretária de Estado do Turismo, que presidiu à cerimónia no ‘Welcome Center’ das Aldeias do Xisto, na Lousã, defendeu a necessidade de transformar o “Cycl’in Portugal” num “projecto de coesão territorial entre vários municípios”.

O protocolo prevê “uma acção conjunta na promoção do ciclismo e do turismo em bicicleta em Portugal, reconhecendo a sua importância para a afirmação do turismo activo e de natureza e o seu importante contributo para um caminho de desenvolvimento”, segundo uma nota da ADXTUR, presidida por Paulo Fernandes.

O projecto-piloto a desenvolver no território da rede Aldeias do Xisto, em municípios dos distritos de Coimbra, Leiria e Castelo Branco, permitirá “criar um produto diferenciador e autêntico”, disse Pedro Machado.

Trata-se, na opinião do presidente da Turismo Centro de Portugal, de uma aposta em que “a singularidade é associada à diversidade” do Centro e possivelmente, numa fase posterior, dos territórios de baixa densidade de Norte a Sul do país.

“A programação é absolutamente fundamental” nos eventos ligados ao ciclismo e ao turismo em bicicleta, afirmou Delmino Pereira, ao salientar que as Aldeia do Xisto representam um território com “uma oferta muito diversificada” na área do turismo.

Paulo Fernandes, por sua vez, disse ser possível “transformar as fraquezas em forças e os problemas em oportunidades” para as aldeias e vilas do interior do país.

Também o presidente da Câmara da Lousã, Luís Antunes, frisou que a Serra da Lousã e a região constituem “um destino de excelência para os apaixonados da bicicleta”. “Este é um bom território para se viver um dia ou uma vida inteira”, sublinhou.

Na sessão, intervieram ainda a presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro, Ana Abrunhosa, e Rui Simão, director executivo da ADXTUR.