Coimbra  29 de Novembro de 2020 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Aldeia de Arganil testa um sistema de protecção com água, desenvolvido pela UC

8 de Maio 2020 Jornal Campeão: Aldeia de Arganil testa um sistema de protecção com água, desenvolvido pela UC

Arganil está a instalar um inovador sistema de protecção contra incêndios baseado na aspersão automática de água na aldeia de Travessas.

“Esta estrutura consiste num conjunto de canhões aspersores de água que humidificam a vegetação, numa parte da periferia da aldeia, de forma a reduzir as condições de propagação de um eventual incêndio”, refere a autarquia presidida por Luís Paulo Costa.

Trata-se de um projecto-piloto, que tira partido da rede de abastecimento de água, reforçando a protecção da povoação e moradores, na freguesia de Celavisa, “com um menor envolvimento de pessoas, devido ao automatismo” do sistema, desenvolvido no âmbito do projecto “FireProtect: Sistemas de Protecção de Pessoas e Elementos Críticos Expostos a Incêndios Florestais”.

Coordenado pela Associação para o Desenvolvimento da Aerodinâmica Industrial (ADAI), da Universidade de Coimbra, liderada por Domingos Xavier Viegas, o projecto avança em parceria com o Instituto de Sistemas e Robótica da mesma instituição do ensino superior.

A decisão de implantar o sistema naquela aldeia “foi articulada directamente” entre a ADAI, a Junta de Freguesia de Celavisa e a Câmara de Arganil, “tendo em conta as características do território, bem como os critérios que se pretendem ver estudados e demonstrados, considerando a potencial utilização posterior em outras aldeias ou comunidades do concelho e do país”, segundo a mesma nota.

O “FireProtec” é cofinanciado pelo Programa Operacional Centro 2020, com verbas do Fundo Europeu para o Desenvolvimento Regional (FEDER).