Coimbra  18 de Abril de 2024 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

AIRC concluiu transição para novo sistema contabilístico das autarquias

15 de Janeiro 2020

A Associação de Informática da Região Centro (AIRC), com sede em Coimbra, concluiu este mês a operação de transição POCAL (Plano Oficial de Contabilidade das Autarquias Locais) para o SNC-AP (Sistema de Normalização Contabilística para a Administração Pública), foi hoje anunciado.

A AIRC salienta que todos os seus 250 clientes completaram a transição para o Novo Sistema Contabilístico da Administração Pública, que pretende “trazer maior transparência à Gestão da Tesouraria Pública”.

O organismo desenvolveu uma nova solução de gestão financeira adaptada às imposições do SNC-AP, que assegura um controlo financeiro global desde a preparação do Orçamento e respectivas alterações, execução e controlo, passando pela Gestão da Despesa e da Receita, Cabimentos, Compromissos e Gestão de Fontes de Financiamento, até à Consolidação e Prestação de Contas.

Além do fornecimento de ‘software’, a AIRC salienta que promoveu um programa de formação para funcionários do sector público sobre o novo SNC-AP e um “acompanhamento rigoroso, constante e personalizado ao longo de todo o processo de transição”.

Ao longo dos últimos 20 anos, a associação acompanhou as transformações contabilísticas da Administração Pública, sendo líder do mercado nacional em soluções informáticas para esta área.