Coimbra  22 de Setembro de 2019 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Águas do Centro Litoral reforçam abastecimento em Penacova e Poiares

4 de Setembro 2019

Consignação da empreitada Águas Centro Litoral que beneficiará os municípios de Penacova e Vila Nova de Poiares 

 

Os concelhos de Penacova e Vila Nova de Poiares vão ver a sua rede de abastecimento de águas reforçado, um investimento da Águas do Centro Litoral (AdCL) no valor de 260 000 euros.

Esta empreitada, consignada ontem (03) à empresa MARSILOP – Sociedade de Empreitadas, S.A., permitirá abastecer água “de qualidade e quantidade a mais 900 habitantes dos dois municípios” e terá a duração de 120 dias.

A obra consiste na “construção de duas novas ligações, através do Subsistema de Abastecimento de Água da Ronqueira, que irão permitir a adução de água aos reservatórios municipais de Casais (Vila Nova de Poiares) e Vale do Tronco (Penacova)”, adianta a AdCL.

“Este novo investimento vem, agora, satisfazer uma maior necessidade de abastecimento de água dos dois municípios. Como entidade responsável pela captação e tratamento de água, a AdCL fornece uma água de qualidade, garantida pela qualidade das origens, pelos processos de tratamento e pelo controlo analítico ao longo de todo o sistema de abastecimento, desde a captação, tratamento até à distribuição às entidades gestoras em “baixa” (câmaras municipais, Águas de Coimbra e SMAS de Leiria)”, esclarece.

A água fornecida é tratada e de “excelente qualidade, sujeita a análises diárias, cumprindo os requisitos legais nacionais e europeus”, um serviço que “permitirá, por sua vez, aos municípios assegurar a distribuição desta água de excelência ao consumidor final”.

O Subsistema de Abastecimento de Água da Ronqueira entrou em funcionamento em 2011 e teve um investimento total de mais de nove milhões de euros co-financiado pelo Fundo de Coesão da União Europeia em 53 por cento, permitindo servir as freguesias de Penacova e Vila Nova de Poiares, através do rio Mondego.

Este Subsistema serve, assim, as freguesias de Penacova; Friúmes; Oliveira do Mondego; Paradela; São Paio de Mondego; São Pedro de Alva e Travanca do Mondego; Lorvão; Figueira de Lorvão; Sazes do Lorvão (Município de Penacova); e as freguesias de Lavegadas; São Miguel de Poiares; Arrifana e Poiares (Santo André) – (Município de Vila Nova de Poiares), representando cerca de 25 000 habitantes.

O Subsistema de Abastecimento de Água da Ronqueira incluiu a construção de uma Estação Elevatória, seis reservatórios e cerca de 41 quilómetros de condutas adutoras, e ainda a remodelação da ETA da Ronqueira e das Captações, já existentes, bem como de quatro estações elevatórias (que servem os Reservatórios de Albarqueira, Arrifana, São Pedro Dias e Travanca do Mondego).

WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com