Coimbra  12 de Junho de 2024 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Águas do Centro Litoral reforça compromisso ambiental

1 de Junho 2024 Jornal Campeão: Águas do Centro Litoral reforça compromisso ambiental

No âmbito das comemorações do Dia Mundial da Criança e do Ambiente, a Águas do Centro Litoral (AdCL) divulga os seus investimentos concluídos e dinamiza actividades de sensibilização e educação lúdico ambiental, em diversos eventos municipais.

A AdCL, reconhecida por prestar um serviço essencial em prol do ambiente, apresenta uma série de iniciativas e investimentos destinados a fortalecer suas práticas ambientais. Em alinhamento com o Dia Mundial do Ambiente, celebrado a 5 de junho, a empresa aproveita para destacar a importância da sensibilização pública sobre a correcta colocação de resíduos na rede de saneamento e o seu impacto ambiental.

Para continuar a oferecer um serviço de alta qualidade e minimizar os impactos ambientais, a Águas do Centro Litoral investe em tecnologia e preservação das suas infraestruturas. Investimentos cruciais para a manutenção e melhoria dos sistemas de tratamento de água e saneamento, garantindo um futuro mais sustentável para a região.

Na terça-feira, dia 28, realizou-se a cerimónia de inauguração da reabilitação da captação e estação de tratamento de água (ETA) da Ribeira de Alge, no valor de 1,6 milhões de euros, cofinanciado pelo POSEUR, presidida pelo secretário de Estado do Ambiente, Emídio Sousa.

A empreitada de reabilitação da captação de água e ETA da Ribeira de Alge teve por objectivo aumentar a resiliência e robustez ao processo de tratamento e também promover uma adequada resposta a possíveis alterações da qualidade da água decorrentes de eventuais fenómenos climáticos extremos (ex. pluviosidade intensa ou lixiviação de cinzas decorrentes de incêndios).

No Dia Mundial da Criança e do Ambiente, a Águas do Centro Litoral reforça a necessidade de consciencialização e sensibilização sobre o que não deve ir para o esgoto. Produtos como óleos, medicamentos, plásticos, toalhete e outros materiais não biodegradáveis podem causar sérios danos aos sistemas de saneamento e ao meio ambiente. A empresa promove a educação ambiental como um passo fundamental para a preservação dos recursos hídricos.

Entre as muitas actividades dinamizadas, a AdCL marca presença nas Festas da Cidade da Marinha Grande, no Festival do Pão em Albergaria-a-Velha e nas comemorações do Dia da Criança e do Ambiente em Porto de Mós e Águeda, com destaque para os jogos pedagógico-ambientais.