Coimbra  6 de Dezembro de 2021 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Águas do Centro Litoral recebe novos órgãos sociais da CIM da Região de Coimbra

24 de Novembro 2021 Jornal Campeão: Águas do Centro Litoral recebe novos órgãos sociais da CIM da Região de Coimbra

A Administração da Águas do Centro Litoral (AdCL) recebeu, ontem (23), os novos órgãos sociais da Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra (CIM-RC).

A comitiva recebida na sede da AdCL, no Pólo Mondego (ETA da Boavista), em Coimbra, integrou os recém-eleitos presidente da CIM-RC, Emílio Torrão, vice-presidentes, Raul Almeida, presidente da Câmara Municipal de Mira, Luís Paulo Costa, presidente da Câmara Municipal de Arganil, e Jorge Brito, secretário Executivo.

O encontro visou uma perspectivação estratégica tendo em vista a melhoria ambiental do território, sendo que 13 municípios da CIM da Região de Coimbra estão incluídos nas operações de abastecimento e saneamento da AdCL. Os trabalhos da reunião, que se centraram na delineação de acções comuns, sustentada no espírito de colaboração institucional entre as partes, permitiram afirmar os investimentos em novas infraestruturas pela AdCL, bem como os esforços de requalificação dos sistemas existentes, bem como da execução de acções de manutenção preventiva.

Alexandre Oliveira Tavares afirma que “ambas as partes identificaram a necessidade ampliar e conciliar as acções de monitorização ambiental, bem como identificar as infraestruturas e equipamentos que permitam tornar mais resilientes os sistemas de captação, tratamento, elevação e abastecimento de água, bem como de transporte e tratamento de efluentes”.

A AdCL, empresa do Grupo Águas de Portugal, que desenvolve actividades em 30 municípios da região Centro tem, no presente mandato da Administração, procurado consolidar a infraestruturação e desenvolver os processos de telegestão, para uma mais eficiente operação, assim como a articulação com os accionistas municipais e as entidades gestoras dos sistemas em baixa, municipais e multimunicipais.