Coimbra  20 de Abril de 2024 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Águas do Centro Litoral oferece programa digital durante uma semana

22 de Março 2021 Jornal Campeão: Águas do Centro Litoral oferece programa digital durante uma semana

A Águas do Centro Litoral (AdCL) vai assinalar o Dia Mundial da Água, (22), com um programa cheio de informação e dinâmica, ao longo de uma semana nas próprias redes sociais.

De forma a homenagear os que, diariamente, asseguram uma Água de qualidade e em quantidade nas torneiras da população do centro litoral e que também nestes tempos pandémicos e difíceis têm estado nas linhas da frente, a AdCL pretende promover, através das suas redes sociais e a partir do dia 22 de Março, várias publicações sobre origens da Água da torneira, com recurso à produção audiovisual, visando a (re)criação de uma viagem ao conhecimento pelo trabalho promovido diariamente pela empresa em prol do abastecimento de Água em quantidade e qualidade à comunidade.

Durante toda a semana, os visitantes do Facebook e Instagram da AdCL ficarão a conhecer, através de visitas virtuais, as diversas etapas de tratamento a que a Água é sujeita na Estação de Tratamento de Água (ETA), antes de chegar às torneiras. Este projecto será difundido, também, através do canal de Youtube da AdCL, permitindo a partilha em directo na página de Facebook.

Para a Água do Centro Litoral esta é a melhor resposta face às restrições, ainda, implementadas pelo Governo e espera que a população adira a estas iniciativas, mas que acima de tudo tome consciência da importância que a Água tem na Humanidade.

Face ao momento que o país e o mundo atravessam, a AdCL continuar a garantir um serviço essencial para o bem-estar da população, o fornecimento de Água em qualidade e quantidade.

Todos os dias, mais de 200 profissionais da AdCL trabalham 24 horas/dia para garantir o abastecimento público de Água, em quantidade e com qualidade, e o tratamento adequado da Água usada para que possa ser devolvida à natureza em condições ambientalmente seguras.

Na região, a Águas do Centro Litoral é a empresa responsável pela captação e tratamento de Água e de Águas residuais de 30 municípios. No abastecimento de Água, a AdCL abastece os Sistemas Multimunicipais ou Municipais (serviço em “baixa”) para cerca de 288 000 habitantes, de 11 municípios, servindo assim uma área geográfica de 5 485 Km2.

A AdCL tem como missão promover a concessão da exploração e da gestão do sistema multimunicipal de abastecimento de Água e de saneamento do Centro Litoral de Portugal.

Desta forma garante a gestão integrada do ciclo urbano da Água, desde a captação, ao tratamento e transporte da Água até à entrega, em quantidade e com qualidade, para o fornecimento às populações. Um serviço de qualidade que permite, por sua vez, aos municípios assegurar a distribuição desta água de excelência ao consumidor final.