Coimbra  13 de Novembro de 2019 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Águas do Centro Litoral e Bluepharma juntas em acção de sensibilização

30 de Setembro 2017

No âmbito do Dia Nacional da Água, a Águas do Centro Litoral (AdCL) e a farmacêutica Bluepharma realizam, na próxima segunda-feira (02), uma acção de sensibilização conjunta sobre o consumo de água da torneira.

Na ocasião, a AdCL desloca-se até à empresa, sediada em São Martinho do Bispo, para explicar “como chega a água à nossa torneira”, promovendo o seu consumo dessa forma, já que se trata de água de qualidade, de baixo custo e de fácil acesso.

“Hoje, abrir uma torneira é um gesto tão simples que o consumidor nem sempre tem consciência da multiplicidade de actividades necessárias à gestão do ciclo urbano da água. A AdCL pretende,

assim, destacar os vários profissionais que trabalham diariamente para um ambiente melhor, para

servir a população com uma água de qualidade e quantidade, salvaguardando a saúde pública”, esclarece a empresa de captação, tratamento e transporte de água.

Destacar as “Profissões da Água” foi uma campanha de sensibilização que a AdCL e o Grupo AdP lançaram no ano passado, e que já terminou, por ocasião do Dia Nacional da Água, mas que, no último ano e meio promoveu 20 filmes protagonizados pelos colaboradores do Grupo, retratando as suas funções; suportes pedagógicos a explicar o processo de produção de água para consumo e de tratamento das águas usadas; um concurso nacional de fotografia dirigido ao público em geral sobre o impacto da água nas várias actividades profissionais; e visitas guiadas às infraestruturas geridas pelas empresas do Grupo foram algumas das acções.

Quer para assinalar o Dia Nacional da Água, mas também durante todo o ano, a AdCL realiza diversas acções de sensibilização, que alertam a população para a necessidade de racionalizar este bem precioso, insubstituível e fundamental para a sobrevivência não só do ser humano como de todas as espécies.

AdCL acompanha objectivos da Escola da Água

Melhorar o ambiente, através da sensibilização da comunidade para a preservação da água, é o objectivo do protocolo assinado, recentemente, pela Águas do Centro Litoral e pela Junta de Freguesia de Ega, na Escola da Água.

A empresa formalizou a parceria, que pretende “transmitir uma mensagem ambientalmente responsável a um maior número de pessoas, acompanhando os objectivos da Escola da Água, que visam sensibilizar e consciencializar a comunidade para as boas práticas ambientais”.

A Escola da Água, uma estrutura criada pela Junta de Freguesia de Ega, trata-se de um Centro de Interpretação localizado na Arrifana, em Condeixa-a-Nova, que serve de “porta de entrada para as Terras de Sicó, para explicar o território do Maciço Cársio de Sicó e da planície do Rio de Mouros”, além de “mostrar que a água é a maior riqueza desta terra e é fulcral na compreensão do património natural e cultural desta região”, explica, em comunicado, a AdCL.

A Escola da Água propõe, assim, uma viagem de descoberta da água e do seu contributo na formação da Terra e do seu aproveitamento nas diversas actividades agrícolas, pecuárias, entre outras. No exterior do edifício está patente uma exposição permanente, e aberta a toda a comunidade, que, por ocasião da assinatura do protocolo, foi complementada com um painel de 50 metros onde está retratado o ciclo urbano da água.

WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com