Coimbra  14 de Outubro de 2019 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Águas do Centro Litoral e Bandeira Azul preocupadas com o meio ambiente

16 de Julho 2019

A Águas do Centro Litoral (AdCL) e a Associação Bandeira Azul (ABAE) assinaram, hoje (16), na praia fluvial da Bogueira, concelho da Lousã, um protocolo de colaboração ambiental.

Este protocolo, inserido sob o tema “Do Rio ao Mar sem Lixo”, visa a implementação de acções de sensibilização e educação ambiental na área de intervenção da AdCL.

A cooperação institucional pretende, assim, “ser uma mais-valia para a promoção da literacia do oceano, com vista à melhoria da qualidade das águas balneares, no sentido de desenvolver os objectivos comuns”, assumiu a Águas do Centro Litoral.

Desta parceria são esperados ‘workshops’ intitulados “Os suspeitos do Costume”, adaptados à realidade da área de intervenção da AdCL, cujo principal objectivo é identificar os resíduos mais frequentes nas praias fluviais e balneares, bem como as suas origens, os impactos e as formas de os reduzir.

Conforme referiu Lisete Oliveira, representante da Águas do Centro Litoral, “esta é uma forma de sensibilizar e se tentar perceber o que se pode fazer para melhorarmos os comportamentos de cada um relativamente ao lixo em meio aquático”.

Segundo Henriqueta Oliveira, vereadora da Câmara Municipal da Lousã, que marcou presença na assinatura do protocolo, é importante envolver os mais jovens neste tipo de iniciativas uma vez que “este é um motor de mudanças de atitudes e as crianças poderão fazer a diferença”.

Esta é uma praia fluvial gerida pela Junta de Freguesia de Foz de Arouce, que, segundo o seu presidente, Henrique Lourenço, “reúne todos os esforços para melhorar aquele espaço de grande importância para a freguesia”.

Durante a sessão de assinatura do protocolo de colaboração, a AdCL apresentou a nova imagem da sua mascote “Lisa”, que dará a conhecer aos mais pequenos as boas práticas ambientais alusivas à boa gestão dos resíduos.

Lisa

WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com