Coimbra  22 de Outubro de 2020 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Águas do Centro Litoral continua a trabalhar para que nada falhe

1 de Outubro 2020 Jornal Campeão: Águas do Centro Litoral continua a trabalhar para que nada falhe

Abrir uma torneira e ver água a correr é um gesto tão simples nos dias de hoje que a maioria dos consumidores não tem consciência da variedade de actividades necessárias à gestão do ciclo urbano da água.

Numa altura em que a pandemia de covid-19 continua a alterar os hábitos de vida da população, confinando muitas pessoas aos seus lares, os vários profissionais da Águas do Centro Litoral (AdCL) trabalham diariamente, 365 dias por ano, para servir os cidadãos com uma água de qualidade e quantidade, salvaguardando, sempre, a saúde pública.

Na região, esta empresa é responsável pela captação e tratamento de água e de águas residuais de 30 municípios, fornecendo água para consumo humano aos Sistemas Multimunicipais ou Municipais, servindo cerca de 267 000 habitantes.

Todos os dias, mais de 200 profissionais da AdCL garantem o abastecimento público de água, assim como o tratamento adequado da água usada para que a mesma possa ser devolvida à natureza em condições ambientalmente seguras.

Mais de metade dos colaboradores da Águas do Centro Litoral desenvolve a sua actividade na área da Operação, de forma a assegurar, no terreno, 24 horas por dia, os processos associados ao abastecimento de água e tratamento do saneamento.

Desta forma, a empresa garante a gestão integrada do ciclo urbano da água, desde a captação, ao tratamento e transporte da água até à entrega, permitindo que os municípios assegurem a distribuição de um produto de excelência ao consumidor final.

 

Celebrar a água em tempo de pandemia

 

Apesar do contexto em que vivemos, a Águas do Centro Litoral associou-se ao Centro de Interpretação Ambiental (CIA) da Mealhada para comemorar o Dia Nacional da Água.

Com actividades ao ar livre, o objectivo é sensibilizar sobre o uso eficiente da água, através da campanha intitulada “Água com Pingo de Consciência” e de uma prova de água aromatizada, para quem visitar o CIA.

Assim, a AdCL, para além de garantir a segurança e fiabilidade dos serviços de abastecimento e tratamento de água, pretende manter a sua missão de “Comunicar para compreender, agir para mudar!”, recorrendo à educação ambiental. Uma comunicação que este ano será realizada em formato digital, através do canal de Youtube e das redes sociais Facebook e Instagram.

Ao longo desta semana, a empresa vai, ainda, apresentar, nos seus meios de comunicação digital, vídeos que permitem um olhar sob o trabalho desenvolvido diariamente pelos funcionários da AdCL, trabalho esse que muitas vezes é “invisível”.