Coimbra  21 de Agosto de 2019 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Águas do Centro avança com obras de abastecimento em Arganil

2 de Abril 2018

A obra que irá abastecer cerca de 10 000 habitantes de várias freguesias de Arganil foi assinada, no passado mês de Março, pela Águas do Centro Litoral (AdCL) e a empresa MRG Construction, no valor de quase três milhões de euros.

A empreitada de abastecimento de água “SAA Alagoa/Feijoal – ETA, Condutas e Reservatórios” tem o prazo de execução de cerca de um ano e visa “a renovação/reabilitação de dois subsistemas de abastecimento existentes em Arganil, o SAA Alagoa e SAA Feijoal, que serão unidos em apenas um”, revela a AdCL, adiantando que irá, ainda, integrar as infraestruturas da ETA de Alagoa e estações elevatórias; conduta elevatória de adução de água ao reservatório de Arganil III; conduta elevatória de adução de água ao reservatório de Secarias II; conduta elevatória de adução de água ao reservatório de Sarzedo; conduta elevatória e gravítica de adução de água ao reservatório de Feijoal; reservatório de Arganil III; reservatório de Feijoal; estação elevatória de Feijoal; e pontos de entrega aos cinco reservatórios municipais.

“Este reforço de abastecimento de água ao município de Arganil pretende resolver a variação de qualidade de água na origem, influenciada pela albufeira da barragem das Fronhas”, sublinha a Águas do Centro.

A obra vai servir as populações das freguesias de Pombeiro da Beira, Secarias, Sarzedo e São Martinho da Cortiça do Município de Arganil, parte da freguesia de Alvares do Município de Góis e parte da freguesia de Penacova do Município de Penacova, representando, no ano horizonte (30 anos), 10.250 habitantes.

O volume a fornecer será, no horizonte de projecto, de 2.514 metros cúbicos por dia.

A 15 de Janeiro, a empresa lançou, ainda, o concurso para a “Empreitada de abastecimento de água de Arganil – SAA Alagoa/Feijoal – Captação e Edifício de Exploração”, que visa a construção de uma nova captação, a reabilitação da captação existente e a construção do edifício de exploração.

Para concluir o abastecimento de água ao concelho de Arganil, a AdCL irá lançar, a curto prazo, a

“Empreitada de abastecimento de água de Arganil – SAA de Alqueve, Pomares e Vila Cova

do Alva”, que pretende remodelar/ reabilitar mais três subsistemas de abastecimento de água naquele concelho.

Arganil sobe oito posições no ranking das melhores cidades para viver

O estudo da empresa ‘Bloom Consulting Portugal City Brand Ranking’, que avalia pelo 5.º ano consecutivo o impacto da marca de cada um dos 308 municípios portugueses, revelou que “viver, visitar e investir em Arganil tem cada vez mais vantagens”, colocando a vila de Arganil no top das melhores para se viver.

Arganil registou “um crescimento de oito por cento na captação de investidores, turistas e novos residentes em relação ao ano passado”, o que se traduziu numa subida de oito lugares no ranking nacional, saltando da 123.ª para a 115.ª posição. No ranking da região Centro, o concelho ocupa o 32.º posto, num total de 100, uma ascensão de três posições relativamente a 2017.

“A subida registada na classificação regional é acompanhada pelo bom desempenho em cada umas das categorias analisadas pela ‘Bloom Consulting’”, explica o Município.

No ranking do ‘turismo’ e no indicador ‘Visitar’, Arganil ocupa o 24.º posto do ranking, sendo que nos ‘Negócios’ e na categoria ‘Viver’ as posições ocupadas são a 42.ª e a 45.ª, respectivamente.

Os resultados da conceituada consultora resultam da análise de múltiplas variáveis de eficácia, como a contabilização do desempenho económico ao nível da criação de empresas, taxas de desemprego, número de unidades hoteleiras e taxas de dormidas, níveis de criminalidade e segurança e poder de compra dos habitantes. São, ainda, considerados no estudo dados estatísticos relativos à procura, pesquisas online, bem como o desempenho através do website e redes sociais”, conclui a autarquia arganilense.

WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com