Coimbra  4 de Dezembro de 2021 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Águas do Baixo Mondego e Gândara inicia empreitada nos sistemas de abastecimento

18 de Outubro 2021 Jornal Campeão: Águas do Baixo Mondego e Gândara inicia empreitada nos sistemas de abastecimento

A Águas do Baixo Mondego e Gândara (ABMG) iniciou uma empreitada de implementação de sistemas de medição, controlo e gestão nos sistemas de abastecimento de água em Mira, Montemor-o-Velho e Soure.

Os trabalhos representam um investimento de cerca de 600 mil euros e permitem “o controlo activo de fugas de água e a monitorização em contínuo da rede”, disse a ABMG, explicando que deu início “à implementação de zonas de medição e controlo, através da sectorização das redes de distribuição de água e instalação de equipamentos para monitorizar e controlar o caudal, em tempo real, assim como a pressão e nível dos reservatórios”.

Segundo a empresa, a intervenção é realizada através da segmentação das redes de distribuição de água em zona de medição e controlo e permite um controlo activo de fugas e a monotorização em contínuo da rede, o que contribui para diminuir as perdas de água e dos volumes de água. Para a ABMG, esta é, actualmente, “a ferramenta mais adequada para a gestão e exploração eficiente e sustentável dos sistemas de abastecimento de água”.

No âmbito do projecto de execução são instalados equipamentos no interior dos reservatórios existentes ou em câmaras próprias a construir na rede de distribuição. Esta intervenção requer a interrupção temporária do normal abastecimento público de água, nos diversos sistemas, de forma faseada.

Neste sentido, estão agendadas intervenções que implicam a interrupção do abastecimento de água em localidades do concelho de Soure. A 21 de Outubro, entre as 08h00 e as 20h00, haverá interrupção do abastecimento de água em Azenha, Carrascal, Pedrogão do Pranto, Saca Bolos, Salgueirinhas e Vale de Servo. A ABMG informou que, no seguimento desta intervenção, se poderá verificar perturbações na rede de abastecimento de água nas localidades de Barreiras, Cabeça Carvalha, Casal de Almeida, Casal de Bacelos, Formigal, Mira Olhos, Porto Godinho e Vinha da Rainha. A 22 de Outubro, das 08h00 às 15h00, a localidade afectada será Brunhós e, entre as 14h00 e as 22h00, não haverá abastecimento de água em Barroco, Monte Vale Grande, Sanguinheira e Vila Nova de Anços. A 25 de Outubro, das 08h00 às 14h00, a interrupção do abastecimento afectará o Casal de S. Jorge e Covão das Favas e, entre as 13h00 e as 20h00, o Casal Cimeiro (Tapéus). A 26 de Outubro, as interrupções vão afectar as populações de Casal do Galegos, Granja do Ulmeiro e Painça, entre as 08h00 e as 14h00, e de Cabeça da Corte, Malavenda e Sabugueiro, das 13h00 às 20h00.