Coimbra  12 de Dezembro de 2019 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Águas de Coimbra celebra 130 anos

22 de Março 2019

Este é um ano especial para a empresa Águas de Coimbra (AC), que comemora os seus 130 anos e está a preparar um programa de iniciativas, cujo objectivo final é sempre promover a racionalização do bem essencial ‘água’ e o consumo de água da torneira.

O 130.º aniversário vai, assim, ser comemorado com uma exposição histórico-documental, no âmbito do Dia Nacional da Água, em Outubro, e com o lançamento da obra “Saneamento e águas residuais em Coimbra – higiene, saúde e bem-estar, 1889-2019”, da autoria do investigador José Amado Mendes.

Para além disso, a AC apresenta, ao longo do ano, uma campanha de comunicação que dá visibilidade a 130 anos de História e que está presente em diversos meios.

“Com estas iniciativas, a Águas de Coimbra pretende assinalar o longo percurso de um serviço público municipal de excelência, com notoriedade reconhecida no sector da água, e cuja História e identidade têm sido o reflexo do desenvolvimento sócio-económico de Coimbra”, explica a empresa.

Recorde-se que a AC, cujos administradores executivos são Vítor Carvalho Santos e Miguel Correia, voltou a ser considerada como marca líder na satisfação dos consumidores, em 2018, pela oitava vez consecutiva.

Museu da Água recebe exposição colectiva “incolor”

O Museu da Água de Coimbra acolhe, entre amanhã (22) e 26 de Maio, a exposição colectiva de Bordalo II, Forest Dump e Miguel Januário, intitulada “Incolor”, que alerta para a contaminação e poluição da água.

O conceito da exposição tem como tema central a água, que se quer “incolor”, “sem contaminação, sem plásticos, sem microplásticos, sem poluição e sem gastos absurdos que a tornem inexistente em vez de transparente”, refere-se a propósito da inauguração da mostra.

A exposição colectiva vai contar com “esculturas, instalações, vídeos e pinturas, distribuídas entre o museu e o seu jardim, no parque de Dr. Manuel Braga”, com entrada livre de terça-feira a domingo, entre as 10h00 e as 13h00 e as 14h00 e as 18h00.

“Água para todos” é o tema de 2019 proposto pela ONU

O Dia Mundial da Água vai ser celebrado, em 2019, sob o tema “Água para Todos – Não deixar ninguém para trás”, uma iniciativa da Organização das Nações Unidas (ONU).

O objectivo de Desenvolvimento Sustentável é claro e pretende “água para todos até 2030”, o que significa “não deixar ninguém para trás”.

A ideia é idílica mas a realidade de milhões de pessoas em todo o mundo continua a ser bem diferente, continuando sem acesso a água potável.

Neste dia, em que se celebra a fonte da vida, pretende-se “abordar a crise da água ao destacar as razões pelas quais tantas pessoas estão a ser deixadas para trás”, realça a ONU, adiantando que “as minorias ou grupos marginalizados – mulheres, crianças, refugiados, povos indígenas, pessoas com deficiência e muitos outros – são frequentemente negligenciados e enfrentam discriminação no acesso à água potável de que necessitam”.

 

WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com