Coimbra  22 de Outubro de 2020 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Águas da Figueira sensibiliza para a correcta utilização dos esgotos

1 de Outubro 2020 Jornal Campeão: Águas da Figueira sensibiliza para a correcta utilização dos esgotos

‘Boxers’ encontrados nos esgotos, que obrigaram a interromper o funcionamento da rede

 

Para além dos inúmeros materiais que, incorrectamente, já têm por hábito aparecer nos esgotos, desde o início da pandemia que a empresa Águas da Figueira (AdF) se tem deparado com máscaras e luvas a entupir a rede.

Nesse sentido, a empresa da Figueira da Foz tem vindo a sensibilizar os clientes, as juntas de Freguesia e demais entidades e cidadãos para que utilizem o sistema de esgotos de forma cívica e coloquem o lixo nos devidos recipientes.

A covid-19 teve, aliás, algum impacto também nesta empresa, que implementou um Plano de Contingência não só para os seus funcionários, como também destinado aos seus clientes.

Assim, durante este período (e num futuro próximo), a Águas da Figueira adaptou-se à realidade e tomou algumas medidas de prevenção. Desde logo com a interrupção das leituras (casa a casa); adaptação da área comercial – seja ao nível da higienização, controlo de acessos, segurança individual e cobrança digital -; encerramento do posto de atendimento no Mercado Eng.ª Silva; mas dando sempre garantias aos clientes de que se podem deslocar até às outras instalações com a maior segurança.

Neste período, a empresa notou, ainda, “um aumento significativo de pedidos de apoio social (mais 50 famílias); pedidos para pagamento em prestações; aumento muito significativo de situações de corte”; bem com um “ligeiro aumento de consumo doméstico”.

A Águas da Figueira proporciona, também, aos seus clientes um sistema de controlo e racionalização dos consumos de água – o “Conta-gotas”, que inclui um inovador e útil serviço de alarme que avisa o cliente em caso de consumo anómalo, fuga ou ruptura de água.

Até ao momento, o “Conta-gotas”, está disponível para 7 000 clientes, dos quais 1 000 já aderiram ao serviço, que é totalmente gratuito e de fácil acesso.