Coimbra  13 de Novembro de 2019 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Agrária de Coimbra também vai ter uma Escola de Pastores

1 de Novembro 2019

A Escola Superior Agrária de Coimbra (ESAC) terá, “muito em breve”, uma Escola de Pastores, um projecto pioneiro que também já existe na congénere de Castelo Branco e de Viseu.

A novidade foi dada à “Rádio Regional do Centro” por Jorge Brito, secretário executivo Intermunicipal da Comunidade Intermunicipal (CIM) da Região de Coimbra, entidade parceira desta nova Escola de Pastores, e que garantiu estar “para muito breve” a sua abertura.

Contactada pelo “Campeão”, a Escola Agrária de Coimbra disse ainda não ter “informações concretas” sobre todo o processo, não adiantando mais pormenores.

Este projecto da Escola de Pastores tem, depois, um seguimento com a iniciativa “Vale Pastor +”, que foi apresentada, esta semana, pela CIM.

Segundo Jorge Brito, trata-se de “um incentivo económico (de 2 500 euros) para materialização e realização do próprio negócio aos que tiverem formação neste âmbito e, em particular, neste projecto da Escola de Pastores”.

A ideia é, então, “estimular e apoiar os pastores para a produção de leite, segundo critérios de queijo com Denominação de Origem Protegida (DOP)”, abrangendo os da Serra da Estrela, da Beira Baixa e do Rabaçal.

Esta é uma acção que está incluída no “Programa de Valorização da Fileira dos Queijos da Região Centro”, liderado pela InovCluster e que conta com um investimento total de 2,2 milhões de euros e com a participação de 14 parceiros, entre os quais se encontra a CIM RC.

WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com