Coimbra  16 de Setembro de 2019 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Agir, Amor Electro e Toy animam a “Capital do Chícharo”

5 de Outubro 2018

O concelho de Alvaiázere prepara-se para receber a sua festa mais emblemática, onde o chícharo assume a figura de destaque. Entre hoje e o próximo domingo (07), a Feira Agrícola, Florestal, Industrial, Pecuária e de Artesanato (FAFIPA) e o Festival Gastronómico do Chícharo prometem atrair milhares de pessoas ao concelho.
Neste certame, como em todos os outros, é pelo estômago e pelo ouvido que os visitantes se conquistam e, em Alvaiázere, motivos não faltam para ir e ficar. Pelo palco principal do evento vão passar Agir, Amor Electro e Toy; já pelas mesas das tasquinhas não faltará o chícharo, utilizado das mais diversas formas e em várias iguarias, a par da bem conhecida gastronomia regional.
“O Município de Alvaiázere está empenhado em promover um evento que pretende ser muito mais do que uma actividade de entretenimento, mas antes um meio de promoção do território e dos seus recursos endógenos, potenciando, desta forma, o surgimento de mais oportunidades de negócio, o crescimento da economia local e o reforço da notoriedade do concelho”, explica a autarquia, promotora do evento.
Ir ao encontro dos gostos de públicos diversificados é o objectivo do certame, que apostou num cartaz “de grande qualidade”, ao qual se junta um programa vasto com uma componente cultural, tradicional, desportiva e gastronómica muito forte.
O chícharo será, como sempre, o “rei” das mesas das oito tasquinhas e dos sete restaurantes presentes no evento, além de poder ser comercializado, provado e aprovado através dos produtores locais e regionais desta leguminosa.

Música, desporto e cultura completam atractividade

A “Capital do Chícharo” proporciona aos visitantes, por estes dias, muito mais do que apenas iguarias com chícharo. Durante três dias, muitos são os factores de atracção, de várias áreas, num programa vasto e apelativo para todas as idades.
As diversas actividades previstas na programação vão distribuir-se por vários locais do concelho, desde logo no Parque Multiusos, que acolhe a Mostra de produtos regionais, económicos e artesanato e os palcos; o estádio municipal irá receber várias iniciativas desportivas, mas também o mercado municipal, o Museu municipal, a Casa da Cultura ou o Espaço Empresas.
A música tem, como sempre, um lugar de destaque, a começar pela actuação da Orquestra Ligeira da Sociedade Filarmónica Alvaiazerense de Santa Cecília, dos & ‘Whales’ e de Agir, hoje, a partir das 21h00; amanhã (06) é a vez dos “Les Crazy Coconuts” e “Amor Eletro” subirem ao palco (21h00); já no domingo (07), o recinto será animado durante a tarde pelo programa da TVI “Somos Portugal”, seguindo-se a noite com o “Festival Internacional de Acordeão”, com a presença do campeão do mundo – Petar Maric, e a actuação do popular artista “Toy”.
Este ano, a organização promove, ainda, duas mesas redondas, no Espaço Empresas, a decorrer no sábado e no domingo. A primeira terá como tema “Do Interior para o mercado nacional e internacional” e a segunda sessão será sobre “O rural dá que falar!”.
Do programa podem, ainda, destacar-se as diversas exposições, animação de rua todos os dias, visitas ao património do concelho de Alvaiázere, uma sessão de ‘showcooking’ e bailes todas as noites com as bandas NKZ, K´Preta e Sense. Na tarde de amanhã, pelas 16h00, na praça de Touros (junto ao Parque de Campismo municipal) haverá uma ‘Corrida de Touros’, com os toureiros Luís Rouxinol, David Gomes e Cláudia e três grupos de forcados – Riachos, Académicos de Coimbra e Grândola.
Outras das atracções são os emblemáticos passeios: de tractores, de carros clássicos e de charretes, no domingo, bem como de bicicletas antigas, a ter lugar no sábado.
Por fim, o desporto terá também o seu lugar neste certame com a realização do torneio de futebol de formação “Al-Bayazira Youth Cup” e mais uma edição do “Trail do Chícharo”.

WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com