Coimbra  25 de Maio de 2020 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Agentes culturais de Coimbra cancelam iniciativas devido ao ‘covid-19’

12 de Março 2020

Em Coimbra, como em muitos outros locais do país, vários eventos previstos estão a ser cancelados para os próximos dias e até para o mês de Março, devido ao surto do novo coronavírus.

É o caso do Ciclo de Concertos de Coimbra (CCC), que veria a sua 5.ª edição a realizar-se entre 20 e 22 de Março; também os três primeiros concertos, num total de cinco, do Ciclo de Requiem de Coimbra foram cancelados, tendo estado previstos para 19 e 22 de Março e 03 de Abril; a par disto também o Salão Brazil, o Teatrão e o Teatro da Cerca de São Bernardo suspendem a sua actividade até Abril.

No caso do Ciclo de Concertos de Coimbra (CCC), a Associação CulturXis informou que “decidiu, em sintonia com práticas similares, adiar o evento para data a anunciar”. O director do Ciclo, Tiago Nunes, referiu que “perante os encargos já assumidos e despesas já efectuadas a nível de organização e divulgação desta edição, é com bastante pesar e preocupação” que encaram a situação.

O programa do festival incluía nomes como Adriano Jordão, António Victorino d’Almeida, Titus Isfan, João Santos e António Bernardino, entre outros.

Já o Ciclo de Requiem, organizado pelo Coro Sinfónico Inês de Castro, a decisão do cancelamento vem na sequência das “recomendações da Direcção-Geral de Saúde e ao Plano de Contingência do Município de Coimbra, em que ficou determinado o encerramento ao público até ao dia 03 de Abril de todos os equipamentos culturais municipais”. A organização não esclarece, contudo, se haverá novas datas para os concertos cancelados, contudo, os restantes, previstos para 10 de Abril e Outubro, mantém-se.

Também os espaços culturais da cidade decidiram prevenir o contágio do novo coronavírus suspendendo as suas actividades. O Salão Brazil, que recentemente viu a Câmara de Coimbra querer adquirir o seu edifício, é um dos espaços que suspende a sua programação até 04 de Abril. Para quem já adquiriu bilhetes para “os espectáculos cancelados ou adiados, a Direcção do Jazz ao Centro assegura que garantirá a devolução do valor dos mesmos” e encaminhando mais informações para os endereços de e-mail: ajuda@bol.pt e salaobrazil@gmail.com.

Também hoje, o Teatro da Cerca de São Bernardo e o Teatrão, equipamentos culturais de Coimbra, decidiram suspender toda a sua actividade até 03 de Abril.

Até informações em contrário, “os restantes espectáculos previstos mantêm-se agendados, sendo a sua apresentação definida em função da evolução do surto”, sendo que as datas dos espectáculos que forem reagendados serão divulgadas, assim que possível”.

Foi, por isso, cancelada a estreia do espectáculo da Marionet “A Revolução dos Corpos Celestes”; bem como o debate “Habitar, circular, fruir: Que Baixa queremos para a cidade?”, organizado pela Agência para a Promoção da Baixa de Coimbra (APBC), e o concerto “Outros Sinais: um tributo à poesia de António Arnaut”, entre outros eventos.

Quanto à Escola da Noite, responsável pelo Teatro da Cerca de São Bernardo, as iniciativas previstas e, agora, suspensas, “serão, dentro do possível, reagendadas para datas a anunciar posteriormente”.

WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com