Coimbra  30 de Maio de 2024 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Aeroporto: CIM Região de Coimbra “desiludida” com escolha de Alcochete

15 de Maio 2024 Jornal Campeão: Aeroporto: CIM Região de Coimbra “desiludida” com escolha de Alcochete

A Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra está “desiludida” com a escolha de Alcochete para o novo aeroporto de Lisboa e irá continuar a lutar por uma infraestrutura aeroportuária na região Centro, afirma o presidente da CIM.

“Naturalmente, em função das posições do passado, há uma grande decepção dos autarcas que tinham defendido um aeroporto a norte do Tejo. Saímos desiludidos deste processo”, disse à agência Lusa Emílio Torrão, presidente da CIM da Região de Coimbra, instituição que no passado tinha apoiado a construção do aeroporto em Santarém.

Segundo o responsável, os autarcas irão continuar a reclamar por “uma infra-estrutura aeroportuária para o Centro do país”, considerando que “há um conjunto de necessidades que não são satisfeitas”.

Apesar da perspectiva de a linha de alta velocidade vir minimizar os impactos, encurtando as distâncias da região aos aeroportos de Lisboa e do Porto, Emílio Torrão vincou que a CIM nunca irá “abdicar de reclamar por uma infra-estrutura aeroportuária”.

“Do outro lado do Tejo torna-se mais longe e complexo o fluxo de pessoas do Centro do país para a capital e para o estrangeiro. Se no passado reclamávamos por um aeroporto a norte do Tejo, agora terá de ser muito mais ao Centro”, salientou.

Para Emílio Torrão, “é imperioso que o Interior e o Centro do país esteja mais acessível a uma infra-estrutura aeroportuária”, considerando que a “esmagadora maioria” dos municípios da região Centro está alinhada com essa posição.

O primeiro-ministro, Luís Montenegro, anunciou na terça-feira que o Governo aprovou a construção do novo aeroporto da região de Lisboa em Alcochete, seguindo a recomendação da Comissão Técnica Independente (CTI).