Alexandre Lourenço, administrador do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC) foi nomeado, no passado mês de Dezembro, como membro do Conselho Consultivo Técnico para a Tuberculose (Technical Advisory Group on Tuberculosis Control (TAG-TB) – WHO/Europe.
Este é um grupo de aconselhamento, cujos membros são nomeados com base na sua especialização individual e são oriundos de diversos países europeus.
Alexandre Lourenço coopera, desde 2014, como consultor externo com a Organização Mundial de Saúde – Europa, prestando apoio técnico a vários países nas áreas de financiamento e fortalecimento dos sistemas de saúde. É, também, presidente da Associação Portuguesa de Administradores Hospitalares (APAH) e membro do Executive Committee da European Association of Hospital Managers (EAHM), tendo sido galardoado, em 2016, com o Prémio António Arnaut.
O Conselho Consultivo Técnico para a Tuberculose tem um cariz independente e foi criado em Setembro de 2003 para dar parecer técnico ao Director Regional da Organização Mundial de Saúde para a Europa, particularmente nas áreas relacionadas com a prevenção e cuidados de saúde na área da tuberculose.
Sobre esta nomeação, José Martins Nunes, presidente do Conselho de Administração do CHUC, disse: “No CHUC, entendemos que a participação de colaboradores do nosso hospital em plataformas de projecção internacional técnicas e científicas traduz a relevância dos nossos profissionais e a importância do hospital no plano exterior. O CHUC sai reforçado quando existe reconhecimento dos seus profissionais no seu prestígio e traduz perante a população razões adicionais para confiança e segurança sobre os níveis de cuidados que prestamos aos nossos concidadãos.”