Coimbra  21 de Setembro de 2020 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

ADIBER alia-se a congénere finlandesa para apoiar economias locais

6 de Maio 2020 Jornal Campeão: ADIBER alia-se a congénere finlandesa para apoiar economias locais

A Associação de Desenvolvimento Integrado da Beira Serra (ADIBER), com o Grupo de Acção Local (GAL), e a Carélia do Norte, congénere finlandesa, reuniram-se, via online, num encontro onde concordaram na necessidade de cooperarem no relançamento das economias locais após a pandemia da covid-19.

Com sede em Góis, a ADIBER revela que a sessão pretendeu “estabelecer as bases para a dinamização de um projecto de cooperação transnacional que possibilite a troca de experiências no processo de retoma das economias” nas duas comunidades.

“É consensual para ambas as organizações a necessidade de fortalecer o espírito de grupo no período de desconfinamento que se irá viver nos próximos tempos, o qual será marcado por uma mudança de paradigma de vida de pessoas e empresas”, refere Miguel Ventura, presidente da ADIBER.

Estas, “terão de se adaptar e reagir a novas formas de relacionamento social impostas pela pandemia e pelas medidas de prevenção que terão de ser mantidas”.

“Encontrar e definir soluções para os novos problemas (…) torna-se fundamental para alcançar uma nova normalidade da vida em sociedade, numa acção que pretende evidenciar a necessidade de proteger os territórios nas suas diferentes dimensões e da sua preparação para os novos desafios”, acrescenta o GAL ADIBER.

A associação portuguesa, que integra os concelhos de Góis, Arganil, Tábua e Oliveira do Hospital, e a parceira finlandesa “convergem na importância de criar um sentimento de segurança e de confiança” junto dos residentes em cada região e dos visitantes.

Deste modo, pretendem estimular “as dinâmicas locais, tanto ao nível do consumo de produtos locais de qualidade, como da atividade turística, que está a sofrer graves constrangimentos e cuja retoma se prevê venha a ser mais demorada”.

As duas associações acordaram assim em “estimular as dinâmicas locais, tanto ao nível do consumo de produtos locais de qualidade, como da actividade turística”, contando para tal com o apoio da operação Cooperação LEADER do Programa de Desenvolvimento Rural (PDR) 2020. O projecto “pretende constituir-se como um exemplo concreto de diálogo programático” entre regiões do Norte e do Sul da Europa, com “reforço da nova solidariedade que deve emergir” na União Europeia.

A reunião contou ainda com a presença de uma representante do Ministério da Agricultura e Florestas da Finlândia e do presidente da Rede das Aldeias de Montanha, José Francisco Rolo, que é também vice-presidente da Câmara de Oliveira do Hospital.