Coimbra  16 de Julho de 2019 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

ADFP investe mais de 240 000 euros em energia limpa

8 de Janeiro 2019

A Residência Cristo Redentor e a sede da Fundação Assistência, Desenvolvimento e Formação Profissional (ADFP), em Miranda do Corvo, utilizam, agora, energia limpa, depois da instalação de 762 módulos fotovoltaicos de alta eficiência.

No total foram investidos mais de 243 000 euros nos módulos fotovoltaicos, com uma produção anual prevista de 295 000 kWh, que trabalham com células de última geração Poly PERC, numa área total de 1 250 metros quadrados.

A instalação foi realizada pela empresa mirandense PICLIMA, sendo que a produção para o sistema instalado no edifício-sede é de 276 000 kWh/ano para um total de 713 módulos, que pouparão aproximadamente 113 toneladas de dióxido de carbono anualmente.

Já o sistema instalado no Senhor da Serra, na Residência Cristo Redentor, incorpora 49 módulos para uma produção de 19 000 kWh/ano, com oito toneladas de dióxido de carbono evitadas por ano.

“Ambos os sistemas funcionam para auto-consumo, sendo que o instalado no edifício-sede permite abastecer de energia eléctrica todos os edifícios do complexo Centro Social Comunitário onde residem cerca de 270 pessoas e inclui o Hospital em construção”, refere a ADFP.

Segundo a instituição, o investimento será recuperado “entre cinco a seis anos, típico nestas instalações, se considerarmos o custo médio do KWh em 16 cêntimos, para uma produção total anual prevista de 295 000 KWh/ano (47 000 euros/ano)”.

O objectivo deste investimento foi “dotar os edifícios da ADFP de fontes de energia renovável, com vista a maximizar a eficiência energética, diminuir a dependência de fornecimentos externos de electricidade com as respectivas poupanças associadas, tudo assente numa política de responsabilidade ambiental, reflectindo-se no bem-estar das pessoas e na preservação do nosso planeta”, realça a Fundação.

A escolha por uma empresa com sede em Miranda do Corvo reflecte, também, “a preocupação da Fundação ADFP de colaborar sempre que possível com organizações da região, favorecendo o emprego e a economia local”.

WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com