Coimbra  24 de Fevereiro de 2024 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

ADEPTOLIVA aprova maior orçamento de sempre

12 de Janeiro 2024 Jornal Campeão: ADEPTOLIVA aprova maior orçamento de sempre

A Assembleia Geral da ADEPTOLIVA – Associação para o Desenvolvimento do Ensino Profissional dos Concelhos de Tábua, Oliveira do Hospital e Arganil, reuniu nas instalações do Pólo de Tábua, no Espaço CULTIVA, em Tábua, para aprovar, por unanimidade, o plano anual de actividades e o orçamento da Associação para 2024, alcançando um valor superior a 4 milhões de euros.

Na reunião, que contou com a expressiva participação dos seus promotores, o presidente da ADEPTOLIVA, Daniel Dinis Costa, celebrou o elevado número de jovens que, mais uma vez, escolheu a EPTOLIVA para dar continuidade aos seus estudos. Actualmente, a escola conta com uma população escolar de 296 alunos distribuídos por 20 cursos profissionais.

Destacou-se também a actividade da EPTOLIVA no ano do seu 32.º aniversário, com ênfase na internacionalização e interculturalidade da escola. O Projecto “EPTOLIVA – Em Rede PALOP” e a inauguração do EPTOLiving, o único alojamento de estudantes na região, foram marcos importantes que contribuíram para o enriquecimento da dimensão intercultural da EPTOLIVA, que actualmente recebe 22% do total de alunos matriculados de 9 nacionalidades diferentes.

Além disso, a aprovação recente de dois Centros Tecnológicos Especializados nas áreas de informática e digital, fruto do concurso público financiado pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), foram considerados objectivos significativos. Estes somam-se ao “Projecto Missão Futuros E9G” e aos Projectos Locais Promotores de Qualificações de Nível B1/B2/B3, obtidos para o Centro Qualifica.

No âmbito da valorização profissional dos recursos humanos, destaca-se o investimento na vinculação do pessoal docente e não docente a lugares do quadro da escola. Helena Raimundo, representante dos docentes, reconheceu este feito como a “maior vinculação efectuada na história desta escola, contribuindo significativamente para a valorização dos professores e a estabilidade nas condições de trabalho”.