Coimbra  16 de Dezembro de 2019 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

AdCL e ABAE com campanha de prevenção da poluição nos esgotos

24 de Novembro 2019

“Cada coisa no seu lugar e o lixo não é no esgoto” é o mote da campanha regional que a Águas do Centro Litoral (AdCL) e a Associação da Bandeira Azul da Europa (ABAE) acabam de lançar com o objectivo de “esclarecer a população sobre as consequências da colocação de resíduos sólidos no esgoto, uma problemática de difícil assimilação visto que as consequências desta prática não são visíveis para a maior parte da sociedade”, revela a AdCL.

A campanha da ABAE, “Cada Coisa no seu lugar”, é agora adaptada à campanha da AdCL “O cano é que paga”, que tem vindo a ser implementada na sua área de intervenção.

A ideia passa por difusão a nível digital, mas também nas ruas (outdoors) de vários concelhos servidos pela AdCL: Águeda; Albergaria-a-Velha; Arganil; Coimbra (através do Museu de Água); Espinho; Góis; Leiria; Lousã; Mealhada; Ourém; Ovar; Penacova; Porto de Mós; Vagos e Vila Nova de Poiares.

A campanha, lançada no âmbito do Dia Mundial do Saneamento (19 de Novembro), é composta por cinco “imagens” (cotonetes, óleo, medicamentos, preservativos e toalhetes) que são exemplos de milhares de resíduos sólidos que chegam diariamente às estações de tratamento de águas residuais (ETAR) provocando entupimentos e influenciando o correcto tratamento das águas residuais, que são depois de tratadas rejeitadas no meio hídrico (o rio).

“Esta cooperação institucional entre a AdCL e a ABAE pretende ser uma mais-valia na promoção da literacia do oceano, com vista à melhoria da qualidade das águas balneares, tendo em conta que o lixo marinho tem origem em actividades terrestres”, adiantam os promotores, sublinhando que “o objectivo desta parceria passa, assim, pela sensibilização sobre as consequências dos comportamentos humanos e para o papel dos rios enquanto ponte de ligação entre terra e mar, sob o tema ‘Do Rio ao Mar sem Lixo’”.

As Nações Unidas referem que cerca de 80 por cento do lixo marinho tem origem em actividades desenvolvidas em Terra e, todos os anos, entre 1,15 e 2,41 milhões de toneladas de lixo chegam ao oceano através dos rios.

Os rios percorrem longas distâncias e ligam quase todas as superfícies terrestres ao oceano, o que faz deles um dos mais importantes campos de batalha na luta contra a lixo marinho.

WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com