Coimbra  22 de Outubro de 2020 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

ADAV foi uma das 28 instituições contempladas com o BPI “la Caixa” Solidário

24 de Setembro 2020 Jornal Campeão: ADAV foi uma das 28 instituições contempladas com o BPI “la Caixa” Solidário

O Prémio BPI “la Caixa” Solidário, destinado a apoiar entidades do terceiro sector “empenhadas na integração laboral de grupos vulneráveis”, atribuiu 750 000 euros a 28 projectos nacionais, nos quais está incluída a Associação de Defesa e Apoio da Vida (ADAV), em Coimbra.

Foram, assim, 28 os projectos distinguidos no Prémio BPI “la Caixa” Solidário, no sentido de apoiar e valorizar os projectos que “promovam a transição e a reinserção na vida activa de jovens e adultos em situação de vulnerabilidade social, bem como a promoção das suas necessidades básicas”, sendo que as instituições distinguidas propõem respostas sociais para “apoiar a integração socioprofissional dos grupos mais vulneráveis que viram a situação agravar-se com a crise que resulta da pandemia, nomeadamente migrantes, reclusos e ex-reclusos, pessoas com dependências e famílias com escassos recursos”.

Entre os projectos distinguidos estão iniciativas que se propõem dotar os beneficiários de competências socioprofissionais, prestar apoio de consultoria para projectos de microempreendedorismo, promover a igualdade de género na vida familiar, regularizar a situação de migrantes e ensinar uma profissão. Já na área da satisfação de necessidades básicas, encontram-se projectos com várias respostas sociais, onde se incluem: saúde, apoio alimentar, alojamento, combate à exclusão social de jovens, e acolhimento de pacientes e famílias.

O apoio à ADAV, em Coimbra, no valor de 29 900 euros servirá para ajudar criação de um “gabinete de apoio ao emprego com respostas inovadoras, estruturadas e eficazes de combate ao desemprego e ao trabalho precário”, para além de apoiar no incentivo à “aquisição de competências relacionais, laborais e sociais para facilitar a inserção profissional e a autonomização”.

No total, foram recebidas 74 candidaturas nesta 5.ª edição do Prémio BPI, que foram avaliadas tendo em conta os critérios de ‘Qualidade’, ‘Sustentabilidade’ e ‘Relevância dos projectos’.

Em 2020, os cinco Prémios BPI ‘la Caixa’, que se inserem na política de responsabilidade social do BPI e que são financiados pela Fundação ‘la Caixa’, vão distribuir mais de 3,75 milhões de euros para apoiar projectos de instituições privadas sem fins lucrativos. “Em 25 edições concluídas, nos últimos 10 anos, estes prémios entregaram cerca de 16,6 milhões de euros para a implementação de 567 projectos de inclusão social em Portugal, que já ajudaram mais de 130 000 portugueses”, refere o BPI.