Coimbra  2 de Março de 2024 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Activista curdo-iraniano participa em iniciativas do Centro de Estudos Sociais da UC

23 de Outubro 2023 Jornal Campeão: Activista curdo-iraniano participa em iniciativas do Centro de Estudos Sociais da UC

Behrouz Boochani, jornalista e escritor curdo-iraniano, académico e activista pelos direitos dos refugiados, vai participar em dois eventos organizados pelo Centro de Estudos Sociais (CES) da Universidade de Coimbra (UC).

A iniciativa decorrerá entre sexta-feira e sábado (27 e 28), na Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra (FEUC).

O activista apresenta a aula inaugural dos Programas de Doutoramento do CES-UC, designada por “Writing as an act of resistance to colonial violence: from Iran to Australia”, que acontece no dia 27, às 15h00, no Auditório da FEUC.

A segunda actividade, “Dying at sea, inside prison walls: refugees, immigrants and colonial border regimes”, realiza-se no dia 28, entre as 10h00 e as 12h00, na Sala Keynes da FEUC. Esta oficina conta com Behrouz Boochanu, Omid Tofighian (Universidade de Nova Gales do Sul – Austrália) e com as professoras/ investigadoras do CES, Sílvia Rodríguez Maeso e Júlia Garraio.

De notar que Behrouz Boochani é internacionalmente reconhecido por ter denunciado a política australiana de detenção de requerentes de asilo e refugiados, através da sus escrita e de um documentário. Assim, esteve detido durante sete anos, num centro de detenção de migrantes, gerido pelo estado australiano, na ilha de Manaus (Papua Nova Guiné).

Durante o tempo em que esteve preso, o jornalista escreveu várias obras, tendo recebido vários prémios.