Coimbra  28 de Outubro de 2021 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Activar vai promover caminhada nocturna na Serra da Lousã

17 de Setembro 2021 Jornal Campeão: Activar vai promover caminhada nocturna na Serra da Lousã

A Activar – Associação de Desenvolvimento Local da Lousã vai promover, a 24 de Setembro, uma caminhada nocturna, designada “Brama ao Luar”, na Serra da Lousã.

Com esta actividade, que tem a duração prevista de três horas, “pretende-se proporcionar aos participantes a audição da brama dos veados”, disse a Associação, explicando que na época de acasalamento, entre Setembro e Novembro, é possível ouvir os machos a defender e reclamar os seus territórios, atraindo as fêmeas através de um tipo de grito designado de “brama”.

A Associação refere que “a Serra da Lousã é um local privilegiado para a observação de veados no seu habitat natural, duas décadas depois da reintrodução desta espécie que esteve extinta no território por pelo menos dois séculos”.

Para participar na caminhada, os interessados devem preencher o formulário próprio que a Activar tem disponível nas suas redes sociais ou enviar um email para turismo@activar.org. A inscrição tem o preço de 15 euros.

De referir que a iniciativa vai decorrer de acordo com as regras emanadas pela Direcção-Geral da Saúde, sendo obrigatório o cumprimento do percurso; a desinfecção das mãos sempre que necessário; o distanciamento social entre os participantes; e o uso de máscara sempre que não seja possível cumprir o distanciamento. Em caso de incumprimento de qualquer uma das normas, a organização reserva-se no direito de impedir a permanência dos envolvidos no evento.