Coimbra  15 de Julho de 2024 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

AcroVigor celebrou Dia de Portugal com 10 ginastas qualificados para o mundial

12 de Junho 2024 Jornal Campeão: AcroVigor celebrou Dia de Portugal com 10 ginastas qualificados para o mundial

A ginástica acrobática do Grupo Recreativo Vigor da Mocidade (AcroVigor) marcou o Dia de Portugal de maneira extraordinária, ao garantir a qualificação de 10 ginastas para o Campeonato do Mundo da modalidade, que terá lugar em Guimarães a partir de 12 de Setembro.

O clube de Fala conquistou a oportunidade de participar na competição mais importante do mundo com o par feminino 13-19 (Sofia Ferreira e Joana Silva), o grupo feminino 13-19 (Maria Duarte, Laura Veloso e Inês Nossa), o par misto 13-19 (João Carreira e Maria Henriques) e o grupo feminino 12-18 (Maria Amorim, Catarina Santos e Maria Correia). Sob a orientação de Débora Amorim, João Coimbra e Filipa Amorim, os ginastas alcançaram um feito histórico para a ginástica acrobática do Centro de Portugal, com resultados sem precedentes fora das grandes cidades como Lisboa ou Porto.

Para a coordenadora técnica do clube, este é “um feito incrível para estes jovens, que sacrificam diariamente o convívio com a família e os amigos para se dedicarem à modalidade que tanto amam”. Débora Amorim descreve este percurso como “árduo e desgastante para os treinadores em termos psicológicos”, mas afirma que “cada segundo vale a pena quando vemos os sorrisos deles e as lágrimas dos pais”.

“A sorte de treinar este grupo incrível é minha, com pais maravilhosos que acompanham cada competição em todos os escalões como se fosse a mais importante de todas”, declara, enfatizando que “aqui somos todos uma família”, o que nos “dá muita força para enfrentar as adversidades que surgem às vezes”.

Também no Pavilhão Paz e Amizade, em Loures, decorreu o Campeonato Nacional de Infantis e o Campeonato Nacional de Base. Mais uma vez, a prestação dos atletas da AcroVigor foi notável. A equipa infantil conquistou a medalha de ouro, graças ao desempenho do par misto Lourenço Oliveira e Carminho Almeida, que alcançaram o bronze, e dos pares infantis Leonor Vilela e Victória Janeiro (7.º lugar), do grupo feminino infantil Margarida Redinha, Maria João Rocha e Lara Geraldo (11.º lugar), e do grupo feminino infantil Helena Barata, Miriam Gomes e Daniela Pestana (28º lugar).

No Campeonato Nacional de Base, destaca-se a conquista da medalha de prata pelo par iniciado Teresa Simões e Teresa Mógo (2.º lugar), o grupo feminino iniciado Maria Almeida, Leonor Marques, Luísa Lança (4.º lugar) e também dos grupos iniciados Suraje Pinto, Margarida Teixeira e Leonor Reis (7.º lugar) e Joana Rocha, Luena Lopes e Maria Luís (12.º lugar). E para coroar o dia, o primeiro lugar para o par masculino júnior (João Redinha e Guilherme Menezes), a prata para o par feminino Joana Gouveia e Inês Rodrigues e o terceiro lugar para o grupo feminino Beatriz Silva, Maria Fernandes e Francisca Serens.

Estes resultados, somados, garantiram à equipa júnior o título de vice-campeã nacional, composta por João Redinha, Guilherme Menezes, Isabela Apolónia, Leonor Costa, Beatriz Silva, Maria Fernandes e Francisca Serens.

A partir de agora, todas as atenções dos atletas estarão voltadas para o Sarau de Final de Época, que acontecerá em 29 de Junho e reunirá todos os ginastas da AcroVigor no Campo do Vigor da Mocidade, em Fala.