Coimbra  18 de Abril de 2024 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

ACM de Coimbra celebra 105 anos com vida e futuro

20 de Junho 2023 Jornal Campeão: ACM de Coimbra celebra 105 anos com vida e futuro

A Associação Cristã da Mocidade (ACM) completa hoje (20) 105 anos de história.

As celebrações alusivas à data vão ser celebradas no domingo (25), no Campo “Conde de Foz de Arouce”, da ACM de Coimbra, em Foz de Arouce, Lousã, com um programa de apresentação das modalidades praticadas na ACM de Coimbra, um Torneio de Judo Infantil e o almoço convívio de aniversário.

O ano de 1918 proporcionou a Coimbra uma Instituição de elevado prestígio social, cultural e desportivo, sempre garantindo os princípios humanistas e os valores de solidariedade, de liberdade e igualdade social, os pilares do Movimento Acemista com origem em Inglaterra, Londres, em 1844, pela mão de George Williams, empregado do comércio, por força das condições precárias que se encontravam nas grandes cidades no período da Revolução Industrial.

Tida como filial da Federação Mundial de Académicos o projecto do edifício foi entregue ao reconhecido arquitecto, Raul Lino, para construção no Bairro de Santa Cruz, no local onde hoje nos encontramos.

O edifício é inaugurado a 20 de Junho de 1918, como sede da ACE/ Federação Mundial de Académicos, a sede da ACE, Associação Cristâ de Estudantes que, em 1959 tomou, oficialmente, a designação de ACM, Associação Cristã da Mocidade de Coimbra.

Ao longo dos 105 anos muitas foram as dificuldades sentidas ACE/ ACM de Coimbra, no entanto, sempre foram superadas e tiveram também muitos êxitos alcançados nas áreas sociais, culturais e desportivas.