Coimbra  16 de Julho de 2019 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Acesso gratuito à Internet disponível em mais 220 pontos em Coimbra

28 de Setembro 2017

A Internet grátis na cidade de Coimbra é já uma realidade, contudo, a autarquia conimbricense irá, em breve, reforçar a rede com a aquisição de 220 novos pontos em vários locais da cidade.

A adjudicação da compra de 220 novos “hotspots” foi efectuada, ontem (27), pelo presidente da Câmara, Manuel Machado, sendo que a maior parte destes dispositivos destinam-se a ser colocados em viaturas dos Serviços Municipalizados de Transportes Urbanos de Coimbra (SMTUC), que, assim, passam a disponibilizar Internet gratuita pela primeira vez.

Os restantes 70 pontos de acesso serão instalados em pontos fixos: 31 nas sedes de antigas e actuais juntas de freguesias e os outros 39, que se destinam a reforçar a rede de acesso gratuito à Internet “Coimbra+” que funciona no centro da cidade há quase dois anos e meio.

Os novos “hotspots” estão a cargo da empresa Gonksys S.A. e representam um investimento de 464 120 euros. O processo foi aprovado, por unanimidade, na reunião do executivo camarário realizada a 06 de Março, seguindo-se o lançamento do concurso público internacional.

Este projecto da autarquia conimbricense foi, ainda, candidatado a financiamento do Programa Valorizar – Linha de Apoio à disponibilização de redes Wi-Fi do Turismo de Portugal.

Desde 25 de Abril de 2015 que Coimbra possui uma rede wi-fi de acesso gratuito à Internet, que até ao momento está dotada de 24 pontos de acesso, colocados essencialmente no centro da cidade. Actualmente, esta rede conta já com cerca de 166 000 utilizadores registados.

Com os novos 220 pontos de acesso, a rede “Coimbra+” passa a somar 244 “hotspots”, entre dispositivos fixos (94) e móveis (150).

“A presente adjudicação pretende melhorar a qualidade do serviço ‘Coimbra+’, ao mesmo tempo que se alarga a sua área de cobertura a outros locais de interesse cultural e turístico, incluindo as sedes das 31 freguesias do concelho (actuais e antigas)”, explica o Município, adiantando que “outro dos objectivos passa por oferecer este serviço aos utilizadores dos SMTUC”.

Desta forma, os novos pontos de acesso contribuem para “promover o turismo, a cultura, o comércio e a actividade económica em geral, permitindo acesso rápido e simples, das populações e dos turistas, a conteúdos informativos ou de lazer digitais”, reforça.

Um serviço importante para quem visita a cidade, podendo, assim, “estruturar as suas visitas e fruir dos recursos disponíveis e, à população em geral, entre outros aspectos, criar novas oportunidades de negócio assentes no digital”, esclarece a Câmara Municipal.

O projecto enquadra-se, também, no esforço que tem sido feito para reforçar as caraterísticas de Coimbra como “Smart City”.

Os 39 novos pontos de acesso serão instalados nos seguintes locais:

WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com