Coimbra  21 de Setembro de 2020 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Acemista Vitorino Nemésio relembrado em conferência na ACM

16 de Novembro 2018 Jornal Campeão: Acemista Vitorino Nemésio relembrado em conferência na ACM

A celebrar o seu primeiro centenário e dando continuidade às comemorações desse marco especial na sua história, a Associação Cristã da Mocidade (ACM) inicia, na próxima segunda-feira (19), um ciclo de conferências sobre Vitorino Nemésio.

O escritor, que durante o tempo em que esteve em Coimbra, onde foi professor na Universidade, tornou-se num acérrimo acemista.

A sessão terá lugar no salão nobre da sede da ACM, na rua de Alexandre Herculano, em Coimbra, tendo início previsto para as 21h00.

A dinamizar a conferência estará Paulo Archer de Carvalho, doutorado em Letras e investigador no Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX.

O objectivo deste ciclo dedicado a Vitorino Nemésio, e que agora se inicia, é “dar continuidade à linha de intervenção cultural da ACM de Coimbra e, agora, recordando a importância cultural desta Associação, há 100 anos, no programa coimbrão, a nível do debate, na criação e na oposição às ideias não democráticas de então”, revela a instituição.

Recorde-se que a ACM completou um século de vida no passado mês de Junho, celebrando com a apresentação do livro “Um Século de História(s)”, da autoria de João Pinho. Mais recentemente, tomou posse a Direcção da ACM para o triénio 2019-2021, cujo timoneiro é, pelo quarto mandato consecutivo, Fausto Carvalho.