Coimbra  25 de Outubro de 2021 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

“Acção Praia” ClimAgir 2021 sensibiliza jovens voluntários no Esteiro da Ereira

12 de Agosto 2021 Jornal Campeão: “Acção Praia” ClimAgir 2021 sensibiliza jovens voluntários no Esteiro da Ereira

As crianças e jovens que estão a frequentar o Centro de Actividades de Tempos Livres (CATL), da Casa do Povo de Arazede, e o projecto iMontemor 4G – Programa de Contratos Locais de Desenvolvimento Social (CLDS) 4G – participaram, esta quinta-feira (12), na “Acção Praia” ClimAgir 2021, no Esteiro da Ereira.

A iniciativa, promovida pelo Município de Montemor-o-Velho e com a parceria do projecto ClimAgir – Região de Coimbra e da Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE), proporcionou uma manhã dedicada à sensibilização ambiental e deixou aquele espaço do concelho de Montemor-o-Velho mais bonito e amigo do ambiente.

Depois da abordagem da temática referente às alterações climáticas e do visionamento de um vídeo com o Bolotas – a mascote do projecto ClimAgir -, os voluntários do ambiente aprenderam, com a ABAE, a identificar os “Suspeitos do Costume” presentes nas praias e áreas balneares, mas também ficaram a saber algumas acções que, diariamente, podem ajudar a melhorar o meio ambiente.

E porque “O mar começa em ti”, a actividade ficou concluída com o momento “Praia mais limpa”. As crianças mostraram que aprenderam bem a lição e, ao recolherem lixo em parte do Esteiro da Ereira, encontraram alguns dos “Suspeitos do Costume”, destacando-se latas, pontas de cigarros, palhinhas, paus de gelado ou embalagens de plástico.

Recorda-se que o projetco ClimAgir está a ser desenvolvido no âmbito do Plano Intermunicipal de Adaptação às Alterações Climáticas, da Comunidade Intermunicipal (CIM) da Região de Coimbra, sendo financiado pelo POSEUR, Portugal 2020 e Fundo de Coesão.