A União de Freguesias de Eiras e São Paulo de Frades (UFESPF) em colaboração com o Corpo Nacional de Escutas – Agrupamento 1199 – Santa Apolónia (CNE), celebrou um Protocolo que prevê a colocação de mais de 500 Armadilhas para Vespas Velutinas, numa iniciativa destinada a combater a invasão destes insectos em toda a área da freguesia, contribuindo, assim, para a protecção do ecossistema e a melhoria da qualidade de vida dos residentes e trabalhadores na região.
A Vespa velutina, uma espécie invasora que tem gerado preocupações em toda a Europa desde a sua introdução acidental há cerca de uma década e meia, é agora alvo de uma acção proactiva por parte da UFESPF. Em estreita colaboração com o Agrupamento 1199, não apenas serão construídas e instaladas armadilhas em vários locais públicos da freguesia, mas também serão disponibilizadas gratuitamente mais de 500 destas armadilhas à população, sendo a UFESPF responsável por todas as despesas associadas aos materiais.
Estas armadilhas, equipadas com uma solução atractiva contendo feromona sexual, foram concebidas para capturar especificamente as vespas reprodutoras, preservando outros insectos e minimizando os riscos para a comunidade.
Para obter uma destas armadilhas sem qualquer custo, basta entrar em contacto com os serviços da União de Freguesias de Eiras e São Paulo de Frades, que estarão disponíveis para atender às necessidades da população.