Coimbra  20 de Agosto de 2019 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Academia Musical Arazedense está a comemorar 125 anos

22 de Março 2019

A Academia Musical Arazedense (AMA), de Arazede, concelho de Montemor-o-Velho, herdou todas as tradições, património e historial da Filarmónica Arazedense, cuja fundação remonta ao dia 25 de Março de 1894.

As comemorações dos 125 anos da AMA já se iniciaram no passado sábado, com uma noite de fados de Coimbra e prosseguem no próximo domingo (dia 24), pelas 21h00, com a peça de teatro “Volt’a Portugal em Revista”.

Na segunda-feira, dia 25, pelas 08h00, será o hastear da bandeira da AMA, acompanhada com salva de 21 tiros, mas o dia grande das comemorações decorrerá no dia 31 de Março (domingo). Pelas 12h00 será celebrada missa em honra da Academia Musical Arazedense, com a Filarmónica a desfilar pelas 15h00 e a realizar-se a sessão solene de aniversário às 16h00. Uma hora depois realizar-se-à o concerto de encerramento.
O programa comemorativo inclui, ainda, no dia 06 de Abril, pelas 21h00, um concerto pela Orquestra Clássica do Conservatório de Música de Coimbra e, no dia 07, pelas 12h00, um almoço convívio.

A Banda Filarmónica é composta por mais de 50 elementos, maioritariamente jovens, com um vasto repertório de música clássica, tradicional, marchas, pop e bandas sonoras de filmes. Participa ao longo do ano em festas religiosas, procissões, concertos, arruadas, festivais e cerimónias públicas.

O fundamento da Escola de Música da AMA é formar novos elementos executantes para a sua Banda, cumprindo os programas em vigor no Ensino Artístico, Oficial e Particular/Cooperativo.

A escola tem dezenas de alunos oriundos dos concelhos de Montemor-o-Velho (freguesias de Arazede, Seixo, Carapinheira, Liceia), Cantanhede (freguesia de Cadima) e Coimbra (freguesia de Lamarosa), distribuídos pelas diferentes classes de aprendizagem, desde a formação musical até ao primeiro contacto com o instrumento e progressão no estudo do instrumento até ao ingresso nas fileiras da nossa colectividade.

 

WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com