Coimbra  19 de Agosto de 2019 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Abril volta a ser o mês da dança em Coimbra

6 de Abril 2018

O Teatro Académico de Gil Vicente (TAGV) e o Convento de S. Francisco voltam a ser os palcos privilegiados para a realização da iniciativa “Abril Dança em Coimbra”, que vai decorrer até 29 de Abril, Dia Mundial da Dança.

Esta é já a terceira edição do “Abril Dança em Coimbra”, organizado pela Câmara Municipal e pelo TAGV, e que se propõe a “envolver a cidade, mobilizando vários espaços, parcerias, formas de expressão e assumindo uma dimensão nacional de referência”, salienta a autarquia.

A iniciativa pretende, ainda, “dar conta do panorama criativo da dança nacional e internacional, incluindo a apresentação de espectáculos, exibição de vídeos e documentários sobre dança, interacções com outras artes, debate sobre sobre temas e percursos da criação contemporânea, realização de entrevistas a coreógrafos, bem como a promoção de actividades pedagógicas direccionadas para públicos escolares”, referem os promotores.

Nos próximos dias, são várias as peças em cena nos palcos do TAGV e do Convento, com destaque para as criações de Teresa Fabião (transAtlântica); Francisco Campos (Dança); Cristina Planas Leitão (Um[unimal]); e Sara Toscano (Os Labirintos do Minotauro); além da Companhia Portuguesa de Bailado Contemporânea com “#Três Jovens Coreógrafos Portugueses”, com coreografias de André Mequita, Margarida Belo Costa e Miguel Ramalho.

Pelo Convento São Francisco vai, ainda, passar a Companhia Nacional de Bailado com o espectáculo “A Perna esquerda de Tchaikovski”; a performance participativa pela Compota “Délicatesse” e a para famílias, Bianca Branca, de Leonor Keil. A encerrar o Festival “Abril Dança em Coimbra”, a Companhia Instável apresenta-se com “Nem a Própria Ruína”.

A 29 de Abril, dia em que se assinala esta arte, a iniciativa convida o público a participar numa visita dançada “Território Entre_Espaço Permeável”, por Inesa Markava, a partir da escultura de Pedro Figueiredo, exposta no Convento.

Os bilhetes para os vários espectáculos têm preços entre os cinco e os 10 euros.

Toda a programação pode ser consultada em http://www.tagv.pt

WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com