Coimbra  29 de Março de 2024 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

ABMG investe 1,3 milhões em saneamento em Montemor-o-Velho

23 de Setembro 2020 Jornal Campeão: ABMG investe 1,3 milhões em saneamento em Montemor-o-Velho

A empresa Águas do Baixo Mondego e Gândara, que gere o abastecimento de água e saneamento em Mira, Montemor-o-Velho e Soure, vai investir 1,3 milhões de euros na rede de esgotos de Montemor-o-Velho.

“A ABMG – Águas do Baixo Mondego e Gândara lança o concurso público para a empreitada de rede de esgotos de Arazede e Liceia”, intervenção que inclui a execução de 13 quilómetros de rede e a construção de uma Estação de Vácuo.

Esta intervenção faz parte das sete candidaturas aprovadas pelo POSEUR, com uma contribuição do Fundo de Coesão de 487 000 euros.

O objectivo da obra é dotar estas localidades de um sistema eficiente de saneamento, através da recolha e transporte dos efluentes produzidos nas diversas habitações até à rede de saneamento existente, mediante a construção de um sistema de esgoto por vácuo.

“Este tipo de sistema de recolha de esgoto por vácuo permite reduzir as profundidades da tubagem e garante níveis de infiltração excepcionalmente baixos, protegendo, deste modo, o meio ambiente”, garante a empresa.

De relembrar que, em Julho de 2018, Mira uniu-se a Montemor-o-Velho e Soure na criação de uma empresa de abastecimento de água e tratamento de águas residuais, que serve mais de 50 000 pessoas.

A Águas do Baixo Mondego e Gândara é uma empresa pública detida exclusivamente pelos três municípios em partes iguais.