Coimbra  21 de Outubro de 2020 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

ABMG celebra Dia Nacional da Água com nova campanha de sensibilização

1 de Outubro 2020 Jornal Campeão: ABMG celebra Dia Nacional da Água com nova campanha de sensibilização

“Dia Nacional da Água com um Pingo de Consciência” é o lema da nova campanha de sensibilização, lançada hoje (em que se assinala a efeméride), pela Águas do Baixo Mondego e Gândara (ABMG).

“Cada vez mais é fulcral promover a reflexão sobre a importância da água para a utilização eficiente deste recurso escasso e essencial à vida”, explica a empresa, adiantando que “foi verificado, pela Entidade Gestora, a utilização indevida de captações particulares de água para consumo”.

A ABMG chama a atenção de que “para além de poupar água é também importante que o utilizador saiba como deverá usar, com consciência, este recurso”, um dever que “visa garantir a qualidade da água consumida, a gestão racional e sustentada da água num contexto de escassez e uma adequada protecção da saúde pública”.

Assim, “ao usar, de forma indevida, estas captações que podem ser um poço e/ou um furo, o utilizador irá contaminar a rede pública de abastecimento de água” e que pode não ser “detectável através do gosto, cheiro ou aspecto”. E acrescenta ainda “apesar do bom aspecto ou sabor agradável, a água de uma captação particular não é tratada e poderá conter inúmeras bactérias, provenientes de dejectos de animais ou de fossas sépticas, substâncias químicas ou outras substâncias prejudiciais à saúde”.

Por isso, é “objectivo da ABMG tornar os utilizadores mais conscientes e preocupados com o planeta, com a sustentabilidade e com os recursos hídricos.